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Título : Adaptação e validade do questionário de profissionalismo da penn state college of medicine (PSCOM)
Autor : MENEZES, Marta Silva
KUSTERER, Liliane Elze Falcão Lins
CARVALHO, Fernando Martins
ALMEIDA, Magda Moura de
BARROS, Rinaldo Antunes
AGUIAR, Carolina Villa Nova
SILVA, Mary Gomes
VALADÃO, Patricia Aparecida da Silva
Palabras clave : Educação médica
Ética profissional
Profissionalismo
Estudos de validação
Estudantes de medicina
Fecha de publicación : 2022
Editorial : Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumen : Introdução: uma escola de medicina, entre outras competências, como a clínica, precisa ensinar ética médica e valores humanos aos seus estudantes, de modo a instrumentalizá-los para uma assistência que contemple o profissionalismo. Definir profissionalismo médico perpassa pela heterogeneidade e subjetividade do conceito e pode ser descrito como uma construção de caráter moral, constituída histórica e culturalmente. O Questionário de Profissionalismo da Penn State College of Medicine (PSCOM) foi o primeiro instrumento válido e confiável que avaliou a percepção dos estudantes de medicina em relação ao profissionalismo. Objetivo: adaptar e reunir evidências de validade do PSCOM para a cultura brasileira. Método: trata-se de um estudo de corte transversal analítico. O percurso metodológico foi realizado em quatro etapas. A primeira consistiu na tradução, retrotradução e a adaptação dos 36 itens do PSCOM quando aplicado na cultura brasileira. A segunda, foi a validação de conteúdo realizada por um painel de 10 juízes. Na terceira, foram avaliadas as propriedades psicométricas do PSCOM, ou seja, as correlações dos itens e a consistência interna dos domínios por meio da análise fatorial exploratória e da análise paralela, quando aplicadas a 249 estudantes. A quarta etapa tratou da análise descritiva dos dados da aplicação da nova versão do questionário em 116 estudantes. Resultados: observou-se no painel dos juízes que houve uma grande heterogeneidade nas respostas e baixa concordância para o domínio correto. A análise fatorial exploratória obteve o KayserMeyer-Olkin (KMO) = 0,920 e o teste de esfericidade de Bartlett foi significativo (2719,0, gl = 630; P < 0,05; RMSEA = 0,030; CFI = 0,992; TLI = 0,990). A fidedignidade composta foi adequada para o domínio Relação Profissional-Paciente com 14 itens (0,892), o Compromisso Ético com 10 itens (0,832) e satisfatória para Desenvolvimento Profissional com 5 itens(0,684). No total, sete itens foram excluídos. Cinco não apresentaram cargas fatoriais maiores que 0,30 e dois apresentaram ambiguidade fatorial. Na percepção dos alunos, observa-se que o envolvimento do outro nem sempre está evidente na busca por um profissionalismo médico. Conclusão: neste estudo, a solução de três domínios foi a melhor encontrada para representar os dados, tendo o questionário evidenciado boas propriedades psicométricas e adequação. O PSCOM representa um questionário confiável, viável e aceitável na avaliação da percepção de estudantes de medicina brasileiros acerca do profissionalismo.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7676
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado



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