Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7653
Título: O impacto da campanha choosing wisely em um serviço de referência pericial para as vítimas de violência sexual
Autor(es): LIMA, Bruno Gil de Carvalho
VARELA, David Greco
SILVA, Wellington dos Santos
JONES, Daysi Maria de Alcântara
BARRETO FILHO, Raul Coelho
ALELUIA, Ieda Maria Barbosa
ROLIM, Ana Maria Soares
Palavras-chave: Choosing Wisely
Violência sexual
Exame médico-legal
Data do documento: 2021
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: A violência sexual é onipresente; ocorre em todas as culturas, em todos os níveis da sociedade, em todos os países do mundo, em diferentes contextos. As vítimas dessa violência, ao procurar autoridades policiais, são encaminhadas para realização de exame médico-legal. Diante das condutas desnecessárias e dos desperdícios na saúde, preocupação frequente entre os gestores e sociedades médicas no mundo, em 2012 o American Board of Internal Medicine iniciou nos Estados Unidos a campanha Choosing Wisely (CW), que hoje se expandiu oficialmente para outros países. Objetivo: Avaliar se há lugar para a iniciativa Choosing Wisely na Medicina Legal e na Sexologia Forense e seu impacto em um serviço de referência pericial de atendimento das vítimas de violência sexual (VS). Metodologia: Estudo intervencionista com médicos especializados em avaliação e atendimento às vítimas de violência sexual, em que foi aplicada a técnica Delphi, por meio de questionários online. Os especialistas identificaram três situações desnecessárias que comumente ocorrem nesta prática pericial. Após elaboração da lista, houve a divulgação para os demais médicos da instituição, foram realizadas ações educativas e analisado se houve mudança de comportamento da equipe frente às condutas desnecessárias, antes e após a Campanha CW. Resultados: as recomendações da lista final abordam reflexões de atualização para o exame físico pericial, para a coleta de exames e para os encaminhamentos para prevenção dos agravos. As ações educativas resultaram em um processo de sensibilização e discussão entre os participantes, refletindo no bom aproveitamento para a prática pericial. Conclusões: a campanha CW em um serviço de referência pericial para as vítimas de VS possibilitou uma reflexão crítica sobre a adoção de condutas desnecessárias pelos peritos, diminuiu o tempo para liberação dos laudos periciais, tendo um impacto positivo neste serviço público.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7653
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.