Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/764
Título: Síndrome de Burnout: um estudo bibliográfico sobre a sua ocorrência em enfermeiros
Autor(es): Goes, Gervânia Alves
Reis, Raissa de Moura
Santos, Rute Silva dos
Guedes, Lidiane de Fátima Barbosa
Palavras-chave: Enfermagem
Esgotamento profissional
Doenças profissionais
Pessoal de saúde
Saúde do trabalhador
Data do documento: 2015
Resumo: Burnout é definida como uma síndrome característica do estresse ocupacional duradouro, que está relacionado a um conjunto composto por comportamento de isolamento, esgotamento e desilusão do profissional referente ao seu trabalho. Objetivos: Este trabalho objetiva identificar as causas e consequências da Síndrome de Burnout em Enfermeiros que atuam em hospitais, apresentando possíveis medidas preventivas para implementação nos serviços de saúde ocupacional. Metodologia: Pesquisa descritiva e qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica. A abordagem do tema ocorreu por meio de divisão em categorias que abordam as causas, repercussões e medidas preventivas da Síndrome de Burnout. Resultados e Discussões: A partir da análise dos resultados, constatou-se que o estresse ocupacional crônico é resultante de um processo de trabalho marcado por jornada de trabalho extensa, realizada em turnos, sobrecarga de atividades, lidar com o sofrimento do paciente – constantemente. Além de precárias condições de trabalhos, possui influência no cotidiano pessoal e profissional dos enfermeiros. Conclusão: é imprescindível uma visão mais aprofundada da síndrome de Burnout, para que se tenha, além da promoção da qualidade de vida do trabalhador no ambiente de laboral, meios que previnam o surgimento da própria síndrome.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/764
Aparece nas coleções:Enfermagem do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc 22.10.pdf114,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.