Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7633
Title: | Ensaio clínico randomizado: aula expositiva versus aula com gamificação e histórias interativas na fixação do conhecimento em estudantes de medicina |
Authors: | LIMA, Maria de Lourdes SILVA NETO, Marinho Marques da ALELUIA, Ieda Maria Barbosa SILVA, Silvia Maria Barreto da OLIVEIRA, Clístenes Queiroz |
Keywords: | Educação médica Gamificação Histórias interativas Ensaio randomizado Fixação de conhecimento |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública |
Abstract: | Mesmo diante de uma geração de estudantes criada no ambiente dos jogos e da interatividade, a metodologia da Gamificação associada a Histórias interativas ainda não foi suficientemente testada através de estudos com maior poder estatístico. Este estudo visa comparar a fixação de conhecimento de estudantes de Medicina expostos à aula expositiva ou aula através de jogos e histórias interativas. Secundariamente, tem como objetivo comparar os níveis de aquisição de conhecimento e de satisfação após a exposição às duas diferentes metodologias referidas. Métodos: oitenta e três estudantes do 5º e 6º anos foram incluídos em um estudo clínico randomizado, controlado e cruzado, comparando-se o uso de aulas com gamificação e histórias interativas com o uso de aula tradicional. Os principais desfechos avaliados foram o nível de fixação de conhecimento um mês depois da exposição à última aula, o incremento de conhecimento antes e após cada aula e nível de satisfação ao final de cada aula. Realizou-se análise estatística usando-se o Teste dos Sinais de Wilcoxon, ao nível de significância de 5%. Resultados: a fixação de conhecimento no grupo Gamificação e Histórias foi 3,6 vezes maior (p < 0,001) do que no grupo Aula Expositiva. Os níveis de aquisição de conhecimento e a satisfação também foram superiores no grupo Gamificação. Conclusão: o presente estudo indica que a Aula com metodologia Gamificação e Histórias Interativas é superior à Aula Tradicional na fixação do conhecimento em estudantes de Medicina. Além disso, observou-se também superioridade nos níveis de aquisição de conhecimento e de satisfação. |
URI: | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7633 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.