Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7604
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, Amâncio José de | - |
dc.contributor.referees | MORGAN, Adrienne Lee | - |
dc.contributor.referees | MATOS, Marcos Antônio Almeida | - |
dc.contributor.referees | FERNANDES, Atson Carlos de Souza | - |
dc.contributor.author | MERRIMAN, Joely Wilder | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T08:52:27Z | - |
dc.date.available | 2024-04-19T08:52:27Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7604 | - |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: Programa Candeal é um programa interdisciplinar de educação em saúde desenvolvido pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) que promove a prática educativa em saúde nas comunidades de forma contínua concomitante com a formação dos alunos nas disciplinas tradicionais, e também desenvolve a habilidade dos alunos de trabalhar em equipes interdisciplinares e com organizações de saúde baseadas em comunidades. O programa atinge este objetivo através de experiências semi-estruturadas e práticas em equipe com grupos marginalizados fora dos papeis tradicionais do profissional de saúde e paciente. Este manuscrito relata uma análise retrospectiva do impacto do Programa Candeal, destacando pontos fortes, impactos imprevistos, e temas emergentes. Este manuscrito também aponta para a facilidade da implementação de uma avaliação on-line semi-automática, sem carga administrativa indevida, além de examinar quais facetas do Programa Candeal pode se beneficiar de avaliação contínua adicional. OBJETIVOS: Os objetivos desta pesquisa são três [3]: (1) Descrever o envolvimento profissional subseqüente dos ex-alunos do Programa Candeal nas atividades comunitárias; (2) Descrever a melhoria subseqüente dos ex-alunos do Programa Candeal nas atividades de trabalho em equipe; (3) Demonstrar a viabilidade de uma plataforma de avaliação on-line em um ambiente de poucos recursos. MATERIAIS: Nenhum financiamento, espaço institucional ou materiais da EBMSP foram utilizados na execução da avaliação. MÉTODOS: Um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) seguido por um questionário foram carregados em uma plataforma on-line segura (REDCap) e um link foi envidado no formato de email em massa ao grupo oficial dos alunos de EBMSP solicitando a participação dos exalunos do Programa Candeal. Dados coletados incluíram informações demográficas, recordações do participante do Programa Candeal, estimação da influência do Programa Candeal nas colaborações interprofissionais, interações com membros marginalizados da comunidade, envolvimento estruturado com a comunidade pré e pós-Programa Candeal, e escolhas profissionais subsequentes. RESULTADOS: Dos ex-alunos dos anos 2015 até 2018, 83 preencheram ambos o TCLE e o questionário. Destes, 61 respondentes relataram envolvimento contínuo nas atividades de extensão na comunidade (73,5%) desde a participação deles no Programa Candeal, enquanto apenas 34 respondentes relataram envolvimento nas atividades de extensão na comunidade antes da participação no Programa Candeal (44,5%). O aumento na percentagem de respondentes relatando envolvimento em atividades de extensão na comunidade depois de participação no Programa foi estatisticamente significativo (p < 0,0001) com um intervalo de confiança de 62,65% a 83,33%. Dos respondentes totais, 44 adicionalmente forneceram respostas abertas, com temas emergentes codificados da seguinte forma: aumento no humanismo nas interações com membros marginalizados da comunidade e futuros pacientes, um crescimento dos interesses profissionais em disciplinas adicionais (por exemplo a saúde pública, a saúde materno-fetal, etc), um entendimento aumentado da área atual de especialização clínica do respondente, habilidade aumentada na execução do trabalho em grupo no ambiente interdisciplinar, um compromisso maior com a disciplina escolhida pelo respondente, falta de influência nas escolhas profissionais antecipadas, e críticas em relação à facilitação dos grupos de foco específicos. CONCLUSÃO: Dados iniciais sugerem que o Programa Candeal obtem sucesso em promover a participação de alunos da área de saúde em atividades de extensão na comunidade de forma contínua. A execução desta pesquisa sem carga financeira ou consumo de recursos institucionais demonstra a viabilidade da implementação de uma plataforma de avaliação on-line permanente em um ambiente de poucos recursos como etapa realista e alcançável em garantir uma programação inovadora, baseada em evidências e iterativa, alcançando objetivos desejados, para alunos de área de saúde em qualquer lugar do mundo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.publisher.program | Tecnologias em Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | EBMSP | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação interprofessional | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Atividades de extensão | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Enhancing interprofessional team building, community engagement and humanistic interactions in health education: the programa candeal experience | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joely Wilder Merriman - Enhancing interprofessional team building, community engagement and humanistic interactions in health education the programa candeal experience - 2021.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.