Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7587
Título: Função sexual de mulheres praticantes de crossfit® em salvador- bahia: um estudo observacional transversal
Autor(es): COSTA, Maria Paula Nunes de Brito
MORAES, Bianca Freitas de
JESUS, Maria Fernanda Silva Oliveira de
MAMEDE, Carlos André Gomes Silva
Palavras-chave: Sexualidade
Assoalho Pélvico
CrossFit®
Data do documento: 2023
Resumo: INTRODUÇÃO: O CrossFit® compreende um esporte de alto impacto que causa sobrecarga do assoalho pélvico e pode repercutir em disfunções, incluindo a disfunções sexuais que englobam fatores biopsicossociais. OBJETIVO: Descrever a função sexual de mulheres praticantes de CrossFit® em Salvador (BA). MATERIAL E MÉTODOS: Estudo observacional de corte transversal, realizado com mulheres em idade reprodutiva praticantes de CrossFit® na cidade de Salvador (BA). Excluídas: menores de idade, cirurgia do assoalho pélvico, tempo de prática < 6 meses. Foram utilizados os instrumentos Female Sexual Function Index (FSFI) e Quociente Sexual Feminino (QSF). Para análise da estatística descritiva foi utilizado o SPSS. RESULTADOS: Amostra de 63 participantes. O FSFI apresentou mediana de 30,4 [28,00-33,6] e o QSF mediana de 88 [80-92]. CONCLUSÃO: O CrossFit® não repercute na função sexual das atletas, sendo necessários mais estudos que descrevam a função das atletas.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7587
Aparece nas coleções:Fisioterapia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.