Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7556
Título: Nível de independência funcional em indivíduos com amiloidose hereditária
Autor(es): JESUS, Nailah Bomfim de
CARRERA, Luiza Rodrigues
PIMENTEL, Juliana Marcelino
CÂMARA, Marcela Costa
BATISTA, Jemima Araújo da Silva
ALMEIDA, Celso Nascimento de
DIAS, Cristiane Maria Carvalho Costa
OLIVEIRA, Francisco Tiago Oliveira de
Palavras-chave: Amiloidose Hereditária
independência funcional
funcionalidade.
Data do documento: 2021
Resumo: INTRODUÇÃO: a Amiloidose Hereditária é uma patologia rara, de cunho neurodegenerativo. Ocorre pela mutação do gene da transtirretina cominício dos sintomas na fase adulta. Tem como característica a redução de força muscular dos membros inferiores, evoluindo, para os membros superiores, consequentemente poderá ter comprometimento da independência funcional. OBJETIVO: verificar associação do nível de independência funcional com o estadiamento da doença em indivíduos portadores da mutações no gene da transtirretina. MATERIAIS E MÉTODOS: estudo transversal e exploratório. Incluídosportadores da mutação do gene da TTR, idade ≥18 anos, de ambos os sexos. Excluídos aqueles com dificuldade para compreensão da escala aplicada. A avaliação do nível de independência funcional foi por meio do Índice de Barthel Modificado (IBM). Para análise cruzada de IBM e estágio da doença realizou-se o teste qui quadrado. O nível de significância foi 5%. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética - CAAE: 99452818.9.0000.5544. RESULTADOS: a amostra foi composta por 29 indivíduos em sua maioria do sexo masculino (51,7%) com média de idade de 54,3±13,4 anos, a média de IMC 25,1±5,9 Kg/m2. As mutações genéticas mais frequentes foram Val50Met (41,3%) e Ile127Val (24,1%), 72,2% dos pacientes foram agrupados no estágio 01 da patologia. Os pacientes sintomáticos representaram 62,1% da amostra,17(62,1%) apresentavam independência total e 2 (6,8%) apresentou dependência severa. Houve diferença significativa na análise cruzada entre IBM e estágio da doença.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7556
Aparece nas coleções:Fisioterapia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.