Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7554
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | LIMA, Míria Tiago de | - |
dc.contributor.author | BRASIL, Antonio Maurício Rodrigues | - |
dc.contributor.author | MARTINS, Lavínia Boaventura Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T12:57:32Z | - |
dc.date.available | 2024-03-08T12:57:32Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7554 | - |
dc.description.localpub | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Os processos de trabalho na Atenção Básica (AB) se contrapõem ao modelo biomédico hegemônico, se constituindo num desafio para as Instituições de Ensino Superior (IES) o desenvolvimento de competências que dialoguem com um perfil generalista junto aos discentes de cursos de graduação em Fisioterapia, no sentido de formar futuros profissionais para atuar neste contexto de forma qualificada. Objetivo: Identificar as oportunidades de desenvolvimento de competências para a atuação do Fisioterapeuta na AB, na graduação em uma IES de Salvador-Bahia. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório descritivo de análise documental. Os documentos analisados foram os planos de ensino do 1º ao 9º semestres vigentes em 2022.2 de um curso de Fisioterapia. Para organização da matriz de análise das competências, foram utilizados, também, o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Fisioterapia para identificação dos eixos estruturantes da matriz curricular. Resultados: Das dezesseis competências consideradas como necessárias para a atuação do fisioterapeuta na AB, doze são desenvolvidas no curso de Fisioterapia da IES, sendo que estas se concentram no eixo ‘sociedade e saúde’ ocorrendo de forma mais concentrada nos semestres iniciais da formação. Na medida em que o curso avança, progressivamente, são observadas menos oportunidades de desenvolver, especificamente, competências voltadas para uma perspectiva de vigilância em saúde. Conclusão: Constatou-se que a IES oportuniza o desenvolvimento das competências essenciais para a atuação do fisioterapeuta na Atenção Básica em sua matriz curricular, ainda que algumas competências sejam mais trabalhadas que outras, sobretudo nos semestres iniciais da formação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | Formação profissiona | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Atenção básica | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de competências na graduação em Fisioterapia para a atuação na Atenção Básica: Um estudo documental | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Fisioterapia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Míria Tiago de Lima - Desenvolvimento de competências na graduação em Fisioterapia para a atuação na Atenção Básica Um estudo documental - 2022.2.pdf | 316,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.