Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/753
Título: Adesão ao uso dos Epi's pela equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: causas da resistência
Autor(es): Dias, Ana Carla Brito
Fiuza, Edvania Nascimento dos Santos
Oenning, Nágila Soares Xavier
Palavras-chave: Comportamento seguro
Equipamento de proteção individual
Equipe de enfermagem
Resistência
Data do documento: 2015
Resumo: Este estudo teve como objetivo discutir a resistência ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pela equipe de enfermagem no ambiente hospitalar, e descreve as causas que levam estes profissionais a não aderirem às precauções de segurança. Foi realizada uma pesquisa exploratória utilizando-se da revisão literária de artigos científicos. Os resultados demonstram que a resistência pode estar relacionada a fatores como: autoconfiança advinda da experiência na execução de atividades rotineiras; tempo de serviço; baixa responsabilização; baixa percepção dos riscos; perda de habilidade ou desconforto ao usar EPIs; aprendizagem e orientação inadequadas no processo de educação em saúde e segurança no trabalho; ausência de controle e vigilância pela equipe de saúde ocupacional. Ao final foi observado que são necessárias discussões sobre medidas que melhorem as condições de trabalho e que valorizem o profissional de enfermagem, capacitando-os para o conhecimento dos perigos e que possa adquirir um comportamento seguro e também enfatizar a importância da atuação da equipe do SESMT no cumprimento das normas de biossegurança.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/753
Aparece nas coleções:Enfermagem do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc bahiana Carla Edvania.pdf259,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.