Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7478
Título: Biópsia embrionária e os resultados moisaico: uma revisão sistemática
Autor(es): SANTOS, Alana Oliveira
REIS, Julyanne Maia dos
Palavras-chave: biópsia embrionária
fertilização in vitro
embrião mosaico
mosaicismo
blastocistos
Data do documento: 2023
Resumo: A pesquisa sobre embriões mosaico e sua capacidade de implantação tem sido limitada e continua sendo uma questão de debate na medicina reprodutiva. Algumas clínicas de FIV podem optar por transferir um embrião mosaico em vez de descartá-lo, enquanto outras podem optar por descartá-lo devido à incerteza sobre sua viabilidade. Atualmente, os estudos genéticos obtidos através da biópsia do trofectoderma no estágio de blastocisto obtêm os melhores resultados, e a prática das biópsias do corpúsculo e do blastômero deixaram de ser realizada na prática clínica. Nessa revisão sistemática, foram analisados 11 artigos, tendo como objetivo avaliar a segurança dos resultados das biópsias embrionárias quando apresentam embriões mosaico nas transferências. Foi observado que o desenvolvimento embrionário é dinâmico e envolve mecanismos de autocorreção embrionária que podem influenciar no destino das células aneuploides. Evidências de nascidos vivos a partir de transferência de embriões mosaicos demonstram a importância de mais estudos para avaliar os resultados com embriões mosaicos e o risco gestacional.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7478
Aparece nas coleções:Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALANA OLIVEIRA SANTOS E JULYANNE MAIA DOS REIS- TCC 2.pdf280,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.