Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/743
Título: Transporte intrahospitalar do neonato de risco para unidade de terapia intensiva: foco na segurança do paciente
Autor(es): Santos, Lidiane Assis dos
Passos, Simone
Palavras-chave: Transporte
Recém-nascido
Cuidados de enfermagem
Data do documento: 2016
Resumo: O transporte intra-hospitalar neonatal ocorre quando os pacientes internados em unidade neonatal são transportados para realizar alguma intervenção. Assim o objetivo desse trabalho foi identificar os cuidados necessários para o transporte seguro do recém-nascido de alto risco para unidade de tratamento intensivo neonatal. Trata-se de um artigo do tipo revisão bibliográfica, onde houve um levantamento especifico de artigos científicos, com data de publicação de 2005 a 2015, na língua portuguesa e inglesa, selecionada na base de dados do SCIELO e LILACS, utilizado descritores: transporte neonatal intra-hospitalar, enfermagem em neonatologia e cuidados intensivos ao neonato. Os resultados encontrados a partir dos materiais analisados se enquadram nas seguintes categorias; 1)Indicação para o transporte: malformações do SNC, cardiopatias, síndromes genéticas ou cromossômicas, malformação gastrintestinal, malformações geniturinárias, hemorragia peri-intraventricular, infecções adquiridas, desconforto respiratório, asfixia, apneias, convulsões, infecções congênitas e outras enfermidades; 2)Cuidados de enfermagem durante o transporte, mostrando que devem ser realizados por equipe habilitada e com equipamentos adequados; 3)Principais intercorrências e 4)Fatores que estão associados às condições dos pacientes e do transporte. Assim consideramos a realização deste trabalho bastante oportuna por se tratar de informações pertinentes ao transporte do recém-nascido.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/743
Aparece nas coleções:Enfermagem em Pediatria e Neonatologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc LIDIANE.pdf62,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.