Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/737
Título: Gestantes com fator rh negativo: a atuação do enfermeiro
Autor(es): Araujo, Rosemeire Ramos
Palavras-chave: Doença hemolítica perinatal
Enfermeiro
Eritroblastose fetal
Fator rh negativo
Gestantes
Data do documento: 2016
Resumo: As gestantes com fator Rh negativo podem desenvolver uma incompatibilidade sanguínea materno fetal, que na maioria das vezes, está relacionado ao sistema Rh conhecido como antígeno D. Esta incompatibilidade se desenvolve quando a mãe Rh negativo tem um feto Rh positivo proveniente do pai e causa a Eritroblastose Fetal ou Doença Hemolítica Perinatal (DHPN), que leva a destruição das hemácias. Assim, o cuidado da enfermeira no pré-natal é essencial para o diagnóstico precoce, acompanhamento e prevenção de danos à saúde da gestante. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica narrativa cujo o objetivo foi descrever os cuidados prestados pelo enfermeiro, às gestantes com fator Rh negativo. O levantamento bibliográfico foi realizado por meio dos descritores, Enfermeiro; Gestantes; Fator RH negativo; Eritroblastose Fetal; Doença Hemolítica Perinatal nas bases de dados: Scientifc Eletronic Library Online (Scielo); Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF). Foram encontrados 17 artigos e analisados 10 artigos. A partir dos resultados, pode-se descrever os cuidados prestados pelo enfermeiro a gestantes RH negativo, na gestação, durante o parto, após o parto e os principais diagnósticos de enfermagem e concluir que a atuação do enfermeiro juntamente com uma equipe multidisciplinar no pré-natal é essencial para o cuidado integral e humanizado das gestantes com fator RH negativo.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/737
Aparece nas coleções:Enfermagem Obstétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rosemeire - 17-11 - 16.pdf234,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.