Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/732
Título: Depressão pós-parto em adolescentes
Autor(es): Santos, Juliana Rocha dos
Souza, Samia Tahís Almeida de
Gramacho, Rita de Cássia Calfa Vieira
Palavras-chave: Depressão
Pós-parto
Adolescentes
Data do documento: 2016
Resumo: A depressão pós-parto (DPP) é vista como um quadro depressivo, com um alto índice de prevalência que afeta as puérperas no pós-parto, podendo apresentar com intensidade leve, moderada e até severa. Os sintomas iniciam-se aproximadamente da quarta à sexta semana de pós-parto podendo intensificar-se e trazer consequências prejudiciais à mãe e ao bebê, principalmente no fortalecimento do vínculo entre eles e no desenvolvimento do bebê. No Brasil, cerca de um quarto do total de partos é em adolescentes (10 a 19 anos), sendo a gravidez a primeira causa de internações nessa população. Diante disto, o presente estudo tem como objetivo analisar a depressão pós-parto em adolescentes, suas causas e implicações diante do universo materno, fatores de risco e o papel do enfermeiro frente a esse contexto. Trata-se de um estudo de pesquisa bibliográfica do tipo integrativa, baseado em produções científicas no período compreendido entre 2003 a 2014. Os resultados mostram que a atuação do enfermeiro na detecção precoce dos fatores de risco envolvidos na DPP,é um fator importante para a prevenção da mesma.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/732
Aparece nas coleções:Enfermagem Obstétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc.pdf87,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.