Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7163
Título: Eficácia do tips na síndrome de budd-chiari – revisão sistemática e metanálise.
Autor(es): Moreno, Mariana Oliveira Amarante
Palavras-chave: TIPS
Síndrome de Budd-Chiar
Meta-análise
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: A síndrome de Budd-Chiari (SBC) é uma doença rara, resultante da obstrução do fluxo venoso hepático, usualmente no nível da veia hepática ou da veia cava inferior. Quando não tratada, pode evoluir com complicações, incluindo a cirrose hepática. O tratamento com TIPS parece ser eficaz em um subgrupo de pacientes. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática e meta-análise da eficácia do TIPS no tratamento da síndrome de Budd-Chiari, considerando a frequência de pacientes vivos, redução de pressão portossistêmica, necessidade de transplante hepático, falha técnica e disfunção no shunt. Método: Foram avaliados 17 estudos publicados nas bases de dados PubMed, Science direct, Web of Science e SCOPUS, que utilizaram TIPS como tratamento da SBC, correspondendo a um total de 618 pacientes, entre 18 e 78 anos. O risco de viés foi avaliado pelas escalas de NOS, NHI e JBI, para estudos de coorte, antes e depois e séries de casos, respectivamente. As meta-análises foram conduzidas, extraindo o número de eventos e o total de pacientes avaliados para realizar as metaanálises de proporções usando o software R, com o pacote "meta" (versão 4.9-6). Resultados: Os resultados agrupados (IC de 95%) foram de 19% (25,9-12,5%) para a taxa de redução da pressão portossistêmica, 6% (1-12%) para a taxa de necessidade de transplantes hepáticos a despeito do uso do TIPS, 2% (1-6%) para a taxa de falha técnica, 30% (18-46%) para a taxa de disfunção do shunt e 88% (81-93%) para a frequência média de pacientes vivos entre 1 e 10 anos depois do procedimento. Estratificando essa frequência de pacientes vivos, foi detectada 86% (74-93%) no período menor do que 5 anos, 92% (83-97%) com 5 anos, e 77% (68-83%) 10 anos após a realização do TIPS. Conclusão: TIPS é um tratamento eficaz para a síndrome de Budd-Chiari, proporcionando uma alta frequência de pacientes vivos em 10 anos.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7163
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.