Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7144
Título : O impacto no diagnóstico e reavaliação de glaucoma no susbahia um estudo comparativo de 2016 a 2021
Autor : Bulhões, Marcelo Monteiro
Palabras clave : Glaucoma
Diagnóstico
Epidemiologia
Fecha de publicación : 2022
Resumen : INTRODUÇÃO: O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, e a maior causa de cegueira não reversível. O estado da Bahia, tanto por questões socioeconômicas como questões étnicas, encontra-se vulnerável para o desenvolvimento de glaucoma em sua população. Considerando que o diagnóstico e o acompanhamento de glaucoma devem ser feitos em consultas oftalmológicas, é fundamental quantificar e analisar tal número no estado da Bahia. OBJETIVO: Avaliar as consultas destinadas a diagnóstico, reavaliação e acompanhamento de glaucoma no estado da Bahia, dos anos de 2016 a 2021. MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional, descritivo de série temporal que utilizou dados secundários com abordagem quantitativa. A amostra constituiu o número de consultas destinadas a diagnóstico, reavaliação e acompanhamento de glaucoma, e também foram selecionadas como variáveis desse estudo: sexo, faixa etária e macrorregião de saúde. RESULTADOS: Percebeu-se que, depois do ano de 2017, houve um declínio de mais de 50% no número de consultas, sem um grande declínio no período pandêmico de 2020. Houve uma distribuição coerente de consultas por faixa etária, porém houve quase 50% de consultas a mais com pacientes do sexo feminino que pacientes do sexo masculino. Também houve grande discrepância entre o número de consultas entre as macrorregiões baianas, com a região leste tendo concentrado próximo a 50% de todas as notificações. CONCLUSÃO: Percebeu-se um declínio global nas consultas voltadas ao glaucoma no estado da Bahia, sendo necessário avaliar medidas para mitigar esse quadro.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7144
Aparece en las colecciones: Medicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.