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Título: Atendimento clínico realizado pelo acadêmico de medicina percepções do estudante
Autor(es): Viterbo, Igor Henrique Mafuz
Palavras-chave: Relação Médico-Paciente
Assistência Centrada no Paciente
Educação Médica
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: a educação médica passou por uma mudança significativa, as experiências clínicas passaram a ocorrer mais precocemente no curso de Medicina. Nesse contexto, foi preciso compreender a autopercepção dos estudantes à inserção ao cuidado, de modo a avaliar a evolução da aplicação de atitudes centradas no paciente. A despeito da inserção do Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) nas faculdades médicas, ainda se observa que acadêmicos, principalmente dos últimos anos de graduação, apresentam atitudes mais centradas no médico e paternalistas em relação ao paciente. Objetivo: analisar as percepções dos estudantes com relação aos atendimentos prestados em um ambulatório docente assistencial ao longo do curso de Medicina, com base no MCCP. Métodos: trata-se de uma pesquisa quantitativa, de corte transversal. O estudo foi realizado com acadêmicos de Medicina do 3º ao 6º ano em um ambulatório docente assistencial de Salvador (BA) no período de agosto a dezembro de 2021. A pesquisa foi realizada através da aplicação do questionário Patient-Practitioner Orientations Scale (PPOS) para estudantes, ou adaptações dele, no qual visa a avaliação de crenças existentes em relação a médicos, pacientes e o exercício da medicina, além de atitudes e situações que possam ter ocorrido na consulta, na qual serão julgadas por meio de escala Likert. Resultados: Foi observado uma concordância quanto a importância do estabelecimento de uma boa relação médico-paciente e confiabilidade do paciente quanto às informações passadas pelo discente em detrimento de outras fontes. Quanto à análise comparativa entre os semestres, de modo geral, fora observado padrão de respostas semelhante. Os discentes, em sua maioria, não reportaram dificuldade durante o atendimento e concordaram de forma parcial ou total em relação a relevância dos componentes curriculares no estabelecimento do MCCP. Conclusão: O estudante de medicina destacou, por meio de autopercepção, a importância de uma boa relação médico-paciente nos atendimentos ambulatoriais prestados, de modo a considerar o paciente como protagonista do processo terapêutico. Além disso, os discentes reconheceram a influência positiva de componentes ofertados na formação humanística do acadêmico de Medicina e na assistência ao paciente, por tratarem em sua ementa da relevância do Método Clínico Centrado na Pessoa.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7116
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