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dc.contributor.authorSilva Filho, Helio Sergio Rocha Lima e-
dc.date.accessioned2023-08-11T15:16:47Z-
dc.date.available2023-08-11T15:16:47Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7108-
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A dimensão Religiosidade/Espiritualidade (R/S) atua na composição humana, sendo aspectos culturais e indissociáveis à realidade social. Dessa maneira, essa dimensão está também associada à saúde, seja no seu aspecto físico quanto mental. No entanto, há ainda pouca investigação dessa temática durante a graduação médica. Objetivos: Descrever como a dimensão Religiosidade/Espiritualidade está integrada na formação de futuros médicos; descrever como estudantes trazem consigo suas crenças; como manejam a dimensão R/E; e como enxergam a dimensão R/E como ferramenta de cuidado. Métodos: Foram incluídos alunos da Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Publica, do quinto ao décimo segundo semestre, com idade maior de 18 anos e matrícula ativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, através de Rodas de Conversa, com roteiro prévio, mas sendo flexível, pois abre espaço aos envolvidos para que perguntas sejam feitas além do que fora previamente planejado. Resultados: Do total de 6 estudantes, 4 (66%) são do ciclo clínico e 2 (33%) estavam no internato. Em uma análise da característica da amostra, 6 (100%) acredita em Deus, 5 (83%) acredita em religião, 4 (66%) prática religião, 0 (0%) consideram religião sem importância, 1 (16%) consideram religião indiferente e 5 (83%) consideram religião importante. Na análise da dimensão R/E, grande parte da amostra não possuiu algum convívio com a temática no ambiente acadêmico; polarizou-se a opinião da faculdade como promotora da dimensão R/E; e maioria concordou que a dimensão R/E pode ser uma ferramenta de cuidado na saúde. Conclusão: De acordo com uma amostra intencional de estudantes da faculdade de medicina, a dimensão R/E é reconhecida como uma importante ferramenta na promoção do cuidado ao paciente. Todavia, ainda é pouco abordada no ambiente acadêmico. Recomenda-se uma investigação mais detalhada sobre a temática e espera-se que o estudo contribua para uma melhor ampliação dos olhares acerca da dimensão Religiosidade/Espiritualidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectPesquisa Qualitativapt_BR
dc.subjectRoda de Conversapt_BR
dc.subjectEstudantes de Medicinapt_BR
dc.titleA percepção de estudantes de medicina de uma faculdade de saúde privada de Salvador – BA sobre os efeitos da dimensão religiosidade/espiritualidadept_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
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