Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7102
Título: Características das alucinações no transtorno de personalidade borderline uma revisão sistemática
Autor(es): Dantas, Gabriel Menezes
Palavras-chave: Transtorno de personalidade borderline
Alucinações
Sintomas psicóticos
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: desde o final do século XX, estudos sobre sintomas psicóticos no transtorno de personalidade borderline (TPB) são realizados com o intuito de analisar a sua apresentação. Contudo, ainda hoje, pouco se sabe em relação às características das alucinações que acometem os indivíduos com esse transtorno. Objetivo: sintetizar as principais características das alucinações no TPB, como prevalência, duração, frequência, conteúdo, influência no comportamento e nível de sofrimento causado. Métodos: foram realizadas buscas nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Scielo e LILACS, com os descritores MeSH e DeCS relacionados com o tema da pesquisa. No total, dez estudos foram incluídos no trabalho. Resultados: observa-se que as alucinações no TPB, independentemente do seu tipo, acometem entre 37 e 40% dessa população, sendo as alucinações auditivas o tipo mais comum, com prevalência entre 27 e 50%, e costumam fazer parte da vida dos indivíduos por mais de uma década, com frequência de aparecimento diária e duração de alguns minutos. O seu conteúdo é predominantemente negativo e influencia o comportamento da pessoa, que pode ser induzida a cometer atos de autolesão corporal. Os indivíduos acometidos por esse sintoma também costumam não ter controle sobre as alucinações e descrevem que elas são fonte de sofrimento. Conclusão: as alucinações são significativamente prevalentes, se fazem presentes por bastante tempo e causam sofrimento na vida das pessoas com TPB.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7102
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.