Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7078
Título : Mortalidade por embolização e tratamento microcirúrgico do aneurisma intracraniano uma revisão sistemática
Autor : Silva, Roni Barreto da
Palabras clave : Aneurisma
Clipagem
Embolização
Mortalidade
Fecha de publicación : 2023
Resumen : Introdução: Os aneurismas apresentam uma grande prevalência na população, além de apresentarem um grande risco para quem o possui, pois, a sua ruptura é um quadro que leva a uma grande morbidade e mortalidade. A clipagem cirúrgica e o tratamento endovascular são opções para o tratamento do aneurisma não roto, no entanto, existe uma lacuna na literatura em relação a qual procedimento apresenta menor mortalidade. Objetivo: Analisar a diferença entre a clipagem e a embolização endovascular com relação a mortalidade em pacientes com aneurismas saculares intracranianos não rotos. Metodologia: Foram contemplados estudos das plataformas PubMed e Scielo, sendo analisados os estudos de coorte, assim como estudos longitudinais, ensaios clínicos e estudos pragmáticos. Foram coletadas as seguintes informações clínicas: O tipo de cirurgia, a incidência de mortalidade e a localização topográfica dos aneurismas. O estudo de coorte foi submetido a análise de risco de viés pela ferramenta Newcastle-Ottawa para Estudos de Coorte, os estudos longitudinais foram submetidos a análise de risco de viés através da newcastle - ottawa (adaptada para estudos transversais), e a análise dos ensaios clínicos e estudos pragmáticos foi feita pela escala PEDro. Resultados: Foram selecionados um total de 12 estudos sendo 1 coorte, 2 ensaios clínicos randomizados, 1 ensaio clínico não randomizado, 2 estudos pragmáticos, 2 estudos longitudinais retrospectivos e 4 estudos longitudinais prospectivos. Desses estudos se obteve um total de 4681 pacientes, sendo 2063 no grupo clipagem (ocorrendo 47 óbito) e 2618 no grupo embolização (ocorrendo 31 óbitos). Nos estudos que discriminavam a localização dos aneurismas, observou-se um total de 3137 aneurismas de circulação anterior e 442 aneurismas de circulação posterior. Os estudos longitudinais e a coorte apresentaram entre baixo e moderado risco de viés, já os ensaios clínicos e estudos prospectivos tiveram um desempenho um pouco pior na ferramenta de análise de risco empregada devido à natureza da pergunta do estudo. Conclusão: Houve uma aparente superioridade na técnica de embolização no quesito de menor mortalidade. A grande maioria dos aneurismas se concentraram na circulação anterior e os estudos em geram se apresentaram com uma boa qualidade. No entanto são necessários outros estudos com metodologia semelhante para se fazer uma revisão sistemática com metanálise.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7078
Aparece en las colecciones: Medicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.