Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7064
Título: Uso da cetaminaescetamina no tratamento de depressão resistente a tratamento uma revisão sistemática
Autor(es): Silva, Natália Lino Dórea da
Palavras-chave: Cetamina
Escetamina
Depressão resistente ao tratamento
Depressão
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: a depressão resistente ao tratamento (DRT) é uma condição clínica desafiadora, que afeta cerca de um terço dos pacientes com depressão. A administração de cetamina e de seu isômero, a escetamina, tem emergido como uma alternativa com boas perspectivas para o tratamento da DRT, devido a sua ação rápida e eficaz na redução dos sintomas depressivos. Objetivos: avaliar a eficácia da cetamina/escetamina em pacientes adultos com DRT. Métodos: trata-se de uma revisão sistemática de ensaios clínicos controlados e randomizados que foram selecionados independentemente por dois revisores nas bases de dados eletrônicas Medline, EMBASE, The Cochrane Library e Scopus. Os estudos elegíveis para inclusão foram aqueles que tiveram como desfecho primário a avaliação da severidade dos sintomas depressivos por meio de escalas validadas e que utilizaram exclusivamente a cetamina/escetamina como intervenção, comparando-a com a ausência de tratamento ou com um tratamento convencional. A qualidade metodológica e o risco de viés dos estudos foram avaliados usando a ferramenta Cochrane Risk of Bias. Não houve conflitos de interesse. Resultados: foram identificados um total de 232 estudos, dos quais 7 artigos foram incluídos nessa revisão. A análise dos estudos demonstrou que houve uma redução significativa na pontuação das escalas MADRS ou HAM-21 no grupo cetamina/escetamina. Diferentes esquemas de administração foram avaliados, envolvendo modificações na frequência, dose e modo de aplicação, e todos obtiveram resultados satisfatórios. Conclusão: tanto a cetamina quanto a escetamina apresentaram efeitos antidepressivos significativos e rápidos em pacientes com diagnóstico de DRT. No entanto, é fundamental que estudos adicionais sejam conduzidos para avaliar os efeitos a longo prazo da cetamina/escetamina e determinar o regime de administração mais apropriado para esses pacientes.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7064
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.