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dc.contributor.authorFlorentino, Maria Thereza Uzêda Espinheira-
dc.date.accessioned2023-08-07T09:28:51Z-
dc.date.available2023-08-07T09:28:51Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7051-
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: As Narrativas se constituem como um dos elementos essenciais na humanização da formação médica. A formação tecnicista vigente por muitas décadas começou a dar lugar a uma graduação que permite um maior foco no biopsicossocial, tanto dos pacientes, quanto dos alunos. OBJETIVOS: Analisar a compreensão dos alunos de Medicina sobre o componente “Narrativas em Medicina” da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Compreender se houve mudanças no hábito de leitura após passarem pelo componente. MÉTODOS: O presente estudo consiste em uma pesquisa de campo exploratória de abordagem qualitativa. Foram entrevistados alunos que ingressaram na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública nos semestres de 2019.2 e 2020.2 e que cursaram o componente “Narrativas em Medicina”. A captação dos estudantes foi realizada através do método de Snowball, a partir de um “participante chave”. As entrevistas foram realizadas mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, tendo sido gravadas e transcritas na íntegra. Para definir a quantidade de entrevistas necessárias, foi utilizado o método de saturação de dados. A análise de dados foi realizada através do método da temática de sentido segundo Minayo. RESULTADOS: Foram entrevistados 28 estudantes e, após a análise das entrevistas, foram identificadas quatro categorias: experiência do componente, interferência na vida estudantil e profissional, mudanças no componente e mudança nos hábitos de leitura. A partir da análise dessas categorias, foi possível identificar os benefícios das narrativas tanto para a tríade estudante, médico e paciente, quanto para a humanização do cuidado. CONCLUSÃO: Foi identificado que os alunos tiveram uma compreensão proveitosa do componente, pois puderam exercitar um cuidado amplo para além do biológico e tecnicista, dando enfoque à prática médica através do lado sensível e humanizado para além do técnico. A partir desse estudo, foi possível perceber o impacto positivo da matéria de “Narrativas em Medicina” na saúde mental dos alunos e, em partes, na sua vida profissional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectMedicina Narrativapt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.titleNarrativas em medicina: possíveis impactos na vida de estudantes de medicinapt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
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