Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/702
Título: Avaliação do efeito sistêmico da fotobiomodulação laser em modelo experimental
Autor(es): Medrado, Alena Ribeiro Alves Peixoto
Medrado, Alena Ribeiro Alves Peixoto
Reis, Silvia Regina de Almeida
Tunes, Urbino da Rocha
Lemaire, Denise Carneiro
Chamusca, Flávia Villela
Palavras-chave: Terapia a Laser de Baixa Intensidade
Mediadores da inflamação
Células sanguíneas
Data do documento: 2010
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A inflamação é um mecanismo de defesa caracterizado como próprio dos tecidos conjuntivos. Após uma lesão, a formação do exsudato ocorre para manter os fenômenos vasculares deste processo e para atuarem contra o agressor. Os mediadores químicos do exsudato têm grande importância farmacológica e terapêutica e podem ser inibidos ou estimulados, permitindo o controle dos sinais e sintomas da inflamação. A presente revisão de literatura objetiva documentar e descrever os efeitos sistêmicos desencadeados pelo processo inflamatório, contextualizando-o no âmbito da cicatrização de ferimentos assim como também confrontar alguns estudos que relataram a ação local e sistêmica da fotobiomodulação laser em diferentes modelos experimentais. De fato, o laser parece amenizar a resposta inflamatória. No entanto, a literatura reporta poucos dados sobre os efeitos sistêmicos da fotobiomodulação laser, principalmente no que se refere às células monomorfonucleares do sangue, sendo necessário o desenvolvimento de mais estudos nesta área.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/702
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flavia Villela Chamusca_Dissertação Mestrado.pdf27,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.