Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7026
Título: Barreiras na amamentação do lactente com fenda lábio-palatina: revisão integrativa
Autor(es): LIMA, Larissa Santos de Sales
BATISTA, Tatiana Franco
CIRCUNCISÃO, Jucimara dos Santos
Palavras-chave: Fenda labial.
Enfermagem
Alimentação materno
Fissura Palatina
Data do documento: 2023
Resumo: A fissura labial e a fenda palatina são anomalias craniofaciais que ocorrem entre a quarta e a décima segunda semana de vida intrauterina, sendo a anomalia congênita mais comum na população, afetando cerca de 5% dos nascidos vivos no mundo. As fissuras orofaciais exercem grande impacto na fala e aparência, e afetam, além da saúde, a relação interpessoal do paciente ao longo da vida, visto que gera estigmas e distúrbios emocionais e dificuldades especialmente na amamentação. A partir desta perspectiva, definiu-se como objetivo: identificar as dificuldades geradas na amamentação ao lactente portador de fissuras lábios-palatais. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura de abordagem qualitativa de caráter descritivo, realizada em maio de 2023, nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF via BVS, com a utilização dos descritores: Fenda labial, Enfermagem, Fissura palatina e Aleitamento materno, com o operador booleano “AND”. Foram incluídos estudos primários com texto completo disponíveis na íntegra, no período de 2018 a 2023, nos idiomas inglês, espanhol e português. E como critérios de exclusão: estudos secundários, artigos repetidos nas bases de dados que não abordassem a temática proposta. A amostra foi composta por cinco artigos. No presente estudo, foi possível evidenciar a importância da orientação sobre a amamentação, visto que tais práticas necessitam de um profissional capacitado antes e depois do parto. Inúmeros estudos apontam que o período do pré-natal é o momento mais adequado para fornecer tais informações. Conclui-se que o enfermeiro exerce papel fundamental na promoção do aleitamento, uma vez que é o profissional que mantém contato direto com a paciente, no período puerperal hospitalar.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7026
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA SANTOS DE SALES LIMA.pdf172,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.