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https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7015
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lemos, Livia Maria Goes | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T10:10:15Z | - |
dc.date.available | 2023-08-04T10:10:15Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7015 | - |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O ensino de anatomia radiológica nas escolas médicas ainda possui inconstâncias na abordagem e promove o conhecimento passivo e pouco estimulante. Nesse contexto, o uso de imagens dinâmicas e animadas tem o intuito de ampliar o aprendizado em anatomia radiológica, à medida expande o uso de novas ferramentas propícias à compreensão e fixação do conteúdo. Objetivo: Analisar o impacto da utilização de vídeos animados de tomografia computadorizada e ressonância magnética no aprendizado de Anatomia e Anatomia Radiológica no ciclo básico da graduação em Medicina. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, do tipo corte transversal. Isso foi feito a partir de um questionário, aplicado ao final do semestre letivo, composto por partes como: o perfil sociodemográfico do participante; autoavaliação da aprendizagem de anatomia e anatomia radiológica; avaliação da inserção de vídeos no ensino de anatomia radiológica; análise do perfil de aprendizagem do participante. Os participantes foram voluntários e assinaram o termo de consentimento para participação na pesquisa. Foi calculado o valor Alfa de Cronbach para avaliar a consistência interna do questionário aplicado. Resultados: Foram obtidas 76 respostas do questionário, sendo 50 participantes do sexo feminino (65,8%), com idade média de 21,3± 3,5 anos, dos quais 9,2% possuíam graduação prévia. Mais de 80% da amostra utilizou as classificações “Excelente” e “Acima da Média” para quantificar o quanto os vídeos de TC e RM ajudaram na compreensão de Anatomia Radiológica e 10,5% dos estudantes consideraram prejuízo no aprendizado em anatomia nas semanas com ausência de vídeos. Ademais, cerca de 80% da amostra classificou “Excelente” e “Acima da média” a contribuição dos vídeos na compreensão de imagens estáticas e a importância deles para o entendimento da dinâmica do funcionamento do exame. O alfa de Cronbach foi de 0,87 para a segunda parte do questionário e 0,925 para a terceira parte. Conclusão: A implantação de vídeos didáticos de TC e RM possui um impacto positivo no processo de aprendizagem dos estudantes por agregar uma nova opção de método de ensino e explorar diferentes estilos de aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Vídeos | pt_BR |
dc.subject | Tomografia Computadorizada | pt_BR |
dc.subject | Ressonância Magnética | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Anatomia Radiológica | pt_BR |
dc.title | Impacto de vídeos de tomografia computadorizada e ressonância magnética no ensino de anatomia radiológica | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Medicina |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Lívia Maria Goes Lemos - Impacto de vídeos de tomografia computadorizada e ressonância magnética no ensino de anatomia radiológica - 2023.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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