Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7015
Título: Impacto de vídeos de tomografia computadorizada e ressonância magnética no ensino de anatomia radiológica
Autor(es): Lemos, Livia Maria Goes
Palavras-chave: Vídeos
Tomografia Computadorizada
Ressonância Magnética
Ensino
Aprendizagem
Anatomia Radiológica
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: O ensino de anatomia radiológica nas escolas médicas ainda possui inconstâncias na abordagem e promove o conhecimento passivo e pouco estimulante. Nesse contexto, o uso de imagens dinâmicas e animadas tem o intuito de ampliar o aprendizado em anatomia radiológica, à medida expande o uso de novas ferramentas propícias à compreensão e fixação do conteúdo. Objetivo: Analisar o impacto da utilização de vídeos animados de tomografia computadorizada e ressonância magnética no aprendizado de Anatomia e Anatomia Radiológica no ciclo básico da graduação em Medicina. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, do tipo corte transversal. Isso foi feito a partir de um questionário, aplicado ao final do semestre letivo, composto por partes como: o perfil sociodemográfico do participante; autoavaliação da aprendizagem de anatomia e anatomia radiológica; avaliação da inserção de vídeos no ensino de anatomia radiológica; análise do perfil de aprendizagem do participante. Os participantes foram voluntários e assinaram o termo de consentimento para participação na pesquisa. Foi calculado o valor Alfa de Cronbach para avaliar a consistência interna do questionário aplicado. Resultados: Foram obtidas 76 respostas do questionário, sendo 50 participantes do sexo feminino (65,8%), com idade média de 21,3± 3,5 anos, dos quais 9,2% possuíam graduação prévia. Mais de 80% da amostra utilizou as classificações “Excelente” e “Acima da Média” para quantificar o quanto os vídeos de TC e RM ajudaram na compreensão de Anatomia Radiológica e 10,5% dos estudantes consideraram prejuízo no aprendizado em anatomia nas semanas com ausência de vídeos. Ademais, cerca de 80% da amostra classificou “Excelente” e “Acima da média” a contribuição dos vídeos na compreensão de imagens estáticas e a importância deles para o entendimento da dinâmica do funcionamento do exame. O alfa de Cronbach foi de 0,87 para a segunda parte do questionário e 0,925 para a terceira parte. Conclusão: A implantação de vídeos didáticos de TC e RM possui um impacto positivo no processo de aprendizagem dos estudantes por agregar uma nova opção de método de ensino e explorar diferentes estilos de aprendizagem.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7015
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.