Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7001
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Karen Letícia Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T10:03:39Z | - |
dc.date.available | 2023-08-04T10:03:39Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7001 | - |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Embora haja evidências consolidadas sobre os benefícios do leite materno, a importância da amamentação ainda hoje é subestimada em nossa sociedade. Na prática clínica, nos períodos de pré-natal e puerpério, observa-se entraves na transmissão de informações importantes na construção de conhecimento sobre o tema - o que compromete a segurança nutricional infantil, uma vez que o desmame precoce é uma realidade cada vez mais comum. Objetivos: Verificar o impacto de intervenções educativas sobre o aleitamento materno direcionadas a gestantes, no conhecimento, na atitude e na duração do aleitamento materno exclusivo de seus filhos; identificando crenças acerca da amamentação, relatadas pelas participantes. Métodos: Foi realizada uma Revisão Sistemática utilizando os Descritores: Aleitamento materno, Gestante e Conhecimento, buscando, nas bases de dados Medline/Pubmed, Lilacs e Scielo, entre 2018 e 2022, artigos intervencionais, publicados em Inglês e Português. Foram excluídos artigos sem resumo e indisponíveis gratuitamente. Resultados: Dentre os 932 artigos identificados inicialmente, 7 foram incluídos na análise, sendo 5 estudos randomizados, um referido como “semirandomizado” e um estudo de coorte. Embora todos os artigos tenham demonstrado que, após a intervenção, houve incremento no conhecimento prévio, em 2 artigos (ambos controlados) esse incremento não foi estatisticamente significante, quando comparou-se as respostas do pós-teste no grupo-teste com o conhecimento do grupo-controle. No entanto, foi demonstrado que as intervenções educacionais elevaram o nível de confiança (autoeficácia) das participantes e influenciaram positivamente no aumento da duração do aleitamento materno exclusivo. Conclusão: A fonte de informações sobre aleitamento materno mais frequentemente citada corresponde a outras mulheres, próximas (amigas, mães, irmãs) ou não (pessoas famosas); sendo essas opiniões mais citadas como influentes do que a internet e mesmo os profissionais de saúde. Algum conhecimento sobre aleitamento materno foi demonstrado por todas as participantes do estudo, de ambos os grupos, embora em níveis diferentes. O conhecimento torna mais fácil a prática da amamentação; mas o treinamento realizado durante as intervenções educacionais, bem como o suporte ofertado através de visitas nas primeiras semanas após o nascimento do bebê representam maior garantia de sucesso na amamentação. Assim, a presente Revisão Sistemática conclui que intervenções educacionais sobre aleitamento materno impactam positivamente no conhecimento sobre o tema; mas principalmente na atitude favorável de gestantes e nutrizes, com consequentes aumento da duração do aleitamento materno (principalmente exclusivo) e redução de relatos de problemas relativos à lactação (dores nas mamas, mastite, fissuras). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aleitamento materno | pt_BR |
dc.subject | Gestante | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Ação Educacional | pt_BR |
dc.title | Impacto de intervenções educacionais durante a gestação no conhecimento e atitude das mães sobre lactação e duração do aleitamento materno exclusivo – uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Medicina |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.