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Título : Os impactos sociais da menstruação em adolescentes escolares em um ambulatório do sus
Autor : Castro, Helena Alvarenga Schubert de
Palabras clave : Menstruação
Adolescentes
Qualidade de vida
Dismenorréia
Fecha de publicación : 2023
Resumen : INTRODUÇÃO: A menstruação é um dos eventos mais marcantes no sexo feminino, evidenciado pelo sangramento vaginal periódico que se inicia na menarca e finaliza-se com a menopausa. A menarca traz consigo manifestações biológicas de grande importância, impactando a qualidade de vida frequentemente por menorragia, dismenorreia ou transtornos de humor. Jovens estão especialmente sujeitos às repercussões negativas da menorreia, devido ao mal preparadas para a puberdade e a menarca. A dismenorreia e outros sintomas associados à menstruação podem afetar o desempenho escolar e elevar a taxa de absenteísmo. OBJETIVOS: Avaliar as repercussões sociais da menstruação em estudantes adolescentes de um ambulatório do SUS. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de corte transversal com abordagem quantitativa descritiva decorrente da coleta de dados padronizada, através de questionários, no Ambulatório Bahiana Saúde, Salvador – BA. São elegíveis pacientes de 10 a 19 anos que referirem menarca, que frequentaram a escola por pelo menos 3 anos e que foram atendidas no ABS. A coleta de dados será feita através de uma entrevista com aplicação do questionário validado WaLIDD e de um questionário socioeconômico expandido. RESULTADO: Foram estudadas 39 pacientes, com idade média de 14,56 ± 2,06, sendo que 74,4% das jovens afirmaram que possuíam um conhecimento superficial sobre a menstruação. Entre as adolescentes, 56,4% relataram que sentem cólica sempre ou frequentemente em seus ciclos. Em 35,9% dos casos a dismenorreia foi capaz de impedir atividades diárias e em 61,5% impediu de ir à escola. CONCLUSÃO: Dismenorreia primária, intensidade da cólica menstrual e fluxo menstrual constituem importantes fatores associados à perda de produtividade e ao impedimento de realizar outras atividades diárias entre adolescentes.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6980
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