Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/698
Título: Efeito da agitação e temperatura de armazenamento na sorção de água e solubilidade de sistemas adesivos
Autor(es): Cavalcanti, Andrea Nóbrega
Mathias, Paula
Cavalcanti, Andrea Nóbrega
Simões, Francisco Xavier Paranhos Coêlho
Oliveira, Denise Cerqueira
Mathias, Paula
Cunha, Leonardo Gonçalves
Amaral, Saryta Argolo Souza
Palavras-chave: Adesivos
União dental
Solventes
Evaporação
Data do documento: 2012
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: OBJETIVO: Analisar o estado atual dos sistemas adesivos bem como seus mecanismos de adesão aos substratos dentários; e revisar, na literatura, os fatores relacionados à técnica de aplicação que podem interferir na efetividade destes agentes de união. MÉTODOS: Efetuou-se uma busca de artigos em bases de dados computarizadas, utilizando MEDLINE, MEDLINE In-Process & Other Non-Indexed Citations, EMBASE, Web of Science e LILACS. As palavras chave utilizadas na busca foram sistemas adesivos; solvente; temperatura e formas de aplicação. A seleção inicial de estudos potenciais foi determinada pela leitura dos títulos e resumos de cada artigo identificado. A seleção final dos artigos foi realizada pelos autores depois da obtenção e leitura dos artigos completos. RESULTADOS: Segundo a análise crítica dos artigos selecionados, observa-se que os avanços ocorridos na odontologia restauradora, em função da técnica de hibridização dos tecidos dentais, são evidentes, no entanto, a durabilidade da união ao substrato dentário têm sido questionada em função de sinais precoces de falhas relacionadas às propriedades do agente de união. Evidências sugerem que fatores relacionados à técnica de aplicação podem ter importante papel no desempenho dos agentes de união, destacando-se: o controle da umidade intraoral, a temperatura do frasco, o método de aplicação do sistema, o método de evaporação do solvente e a técnica de fotoativação. CONCLUSÃO: Diante da diversidade dos fatores que podem interferir no desempenho do processo adesivo, faz-se necessário conhecer a fisiologia do substrato e os protocolos de aplicação clínica para o sucesso e durabilidade das ligações adesivas.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/698
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MESTRADO SARYTA ARGOLO SOUZA.pdf749,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FICHA CATALOG. -Saryta Amatal - 2012.2.pdf13,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.