Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/695
Título: Debridamento ultrassônico de boca toda no tratamento da periodontite crônica severa em pacientes diabéticos
Autor(es): Ribeiro, Érica Del Peloso
Bittencourt, Sandro
Ribeiro, Érica Del Peloso
Bittencourt, Sandro
Tunes, Urbino da Rocha
Gomes Filho, Isaac Suzart
Tunes, Roberta Santos
Meira, Ana Luísa Teixeira
Palavras-chave: Periodontite Crônica
Diabetes Mellitus
Raspagem dentária
Agentes antimicrobianos
Data do documento: 2012
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A doença periodontal (DP) é o resultado do processo imunoinflamatório que ocorre nos tecidos que circundam os dentes em resposta a antígenos bacterianos do biofilme acumulado ao longo da margem gengival. Já está bem estabelecido na literatura o papel do biofilme como fator etiológico primário da DP. No entanto, evidências sugerem que a gravidade e progressão desta doença podem estar relacionadas a fatores ambientais e modificadores sistêmicos, tais como o fumo e o diabetes mellitus (DM). O DM é uma doença metabólica causada pela completa deficiência na produção de insulina (DM tipo 1) ou pela resistência a este hormônio (DM tipo 2) e constitui um fator de risco importante no agravamento da gengivite e periodontite. Por outro lado, sabe-se que os periodontopatógenos, causadores da periodontite, estimulam células como fibroblastos, queratinócitos e macrófagos a liberarem mediadores inflamatórios. Estes presentes na circulação sanguínea podem perpetuar um estado sistêmico inflamatório crônico dificultando o metabolismo de glicose e lipídios e assim, contribuir para a resistência insulínica. Diante disso, a relação entre estas duas doenças e a hipótese de que o tratamento periodontal poderia atuar como método auxiliar no controle glicêmico, a partir da redução das citocinas inflamatórias, tem sido alvo de inúmeros estudos. Portanto, o objetivo deste estudo é, por meio de uma revisão de literatura, abordar a relação de risco estabelecida na literatura envolvendo o diabetes mellitus e a doença periodontal, apresentando e discutindo as formas de tratamento periodontal mais eficazes para pacientes diabéticos e os efeitos dessa terapia no controle metabólico glicêmico.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/695
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação mestrado Ana Luísa Meira - PDF.pdf797,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ficha catalográfica Ana Luísa Meira.pdf12,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.