Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6944
Título: Uso de telemensagens como intervenção para qualidade do sono de estudantes uma revisão sistemática
Autor(es): Freitas, Caio Mário da Silva Pereira
Palavras-chave: Intervenção por mensagem de texto
Sono
Estudantes
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: Mensagens de texto e terapias baseadas no uso da tecnologia já foram aplicadas previamente como intervenções em saúde, visando alterar os padrões de comportamento, auxiliando na aderência ao uso de medicação, cessação do tabagismo e prática de exercício físico, trazendo melhora na qualidade de vida. Entretanto, nessa conjuntura, os hábitos de sono foram poucos explorados, sobretudo na população estudantil, fortemente conectada ao universo digital e eletrônico. Objetivo: O presente estudo busca descrever a resposta do uso de telemensagens como intervenção para qualidade do sono de estudantes. Metodologia: Trata-se de um estudo com desenho de uma revisão sistemática, de caráter descritivo e coletou artigos dos últimos 10 anos, desde a data de setembro de 2022. Por fim, foram incluídos 3 ensaios clínicos randomizados com um total de 277 participantes. Como critério para inclusão dos artigos, visou-se aqueles trabalhos em que havia estudantes de segundo ou terceiro grau, adolescentes ou jovens adultos, com idades entre 13 e 26 anos, de ambos os sexos, que tenham sido acompanhados e submetidos a intervenção por mensagem de texto projetadas para melhora na qualidade do sono. Paralelamente, foram excluídas as pesquisas que testaram múltiplas intervenções associadas as mensagens de texto ou que abrangiam pacientes com comorbidades associadas e diagnosticadas que influenciem a saúde do sono. Resultados: Como resultado de nossa revisão sistemática a qualidade do sono não obteve significância estatística para comprovar eficácia na análise comparativa entre os grupos controle e intervenção em todos os estudos. Entretanto, houve efeito positivo na análise de subgrupo nos três estudos, além de melhora de aspectos que integravam o desfecho qualidade do sono. Ademais, outros desfechos analisados, como horas totais de sono, conhecimento sobre o sono e higiene do sono demonstraram significante efeito no grupo intervenção em um dos estudos. Conclusão: O presente estudo providência uma evidência preliminar que as telemensagens são uma promissora intervenção. Ensaios clínicos e revisões similares mais robustas e aprimoradas devem investigar os efeitos confirmatórios das telemensagens sobre os hábitos de sono, primordialmente entre populações com qualidade do sono insuficiente.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6944
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.