Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6886
Título: Eficácia do uso de anticoagulantes orais diretos em pacientes com fibrilação atrial: uma revisão sistemática
Autor(es): Brasil, Vívian Paula Flôres
Palavras-chave: Anticoagulantes orais diretos
Fibrilação atrial não valvar
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: A fibrilação atrial (FA) é a arritmia cardíaca nos adultos mais comum e está associada a um aumento do risco de mortalidade. A FA responsável por 1/5 dos acidentes vasculares cerebrais (AVCs), que é a complicação mais preocupante dessa condição. Visando, principalmente, prevenir embolismos recorrentes, os anticoagulantes orais diretos (DOACs) mostraram uma redução do risco de hemorragia intracraniana nos pacientes com fibrilação atrial não valvar. Essa classe de anticoagulantes inclui o inibidor de fator II (Dabigatran) e inibidores do fator Xa (Apixaban, Edoxaban e Rivaroxaban). Porém, a seleção do anticoagulante oral direto de primeira escolha, ainda é um desafio para o tratamento dos pacientes com FA. Objetivo: Avaliar a eficácia do uso dos anticoagulantes orais diretos em pacientes com fibrilação atrial. Métodos: Este trabalho é uma revisão sistemática guiada pelas orientações da Cochrane e Prisma, utilizando as bases de dados MedLine, Cochrane e Scielo. Resultados: Dos 129 estudos encontrados na pesquisa, 6 cumpriram os critérios de elegibilidade para análise, sendo todos ensaios clínicos randomizados. Todos os estudos tiveram uma redução da taxa de AVC e menores complicações quando comparados aos grupos controles, exceto em relação ao sangramento gastrointestinal em que teve uma maior porcentagem na intervenção. Conclusão: Essa revisão sistemática baseada em ensaios clínicos randomizados constata a eficácia dos anticoagulantes orais diretos quanto à prevenção do AVC em pacientes com fibrilação atrial e sugere que o Apixaban tenha uma maior segurança medicamentosa em relação aos efeitos colaterais de sangramentos gastrointestinais, sendo o único anticoagulante oral direto que não apresentou tal complicação.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6886
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.