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Title: Evolução do conhecimento e opinião dos estudantes dos cursos de medicina, enfermagem e psicologia sobre o abortamento previsto em lei no Brasil
Authors: Galeão, Thainá Silva
Keywords: Aborto Legal
Aborto por Demanda
Aborto sob Demanda
Área da saúde
Educação em Saúde
Estudantes de Ciências da Saúde
Issue Date: 2022
Abstract: INTRODUÇÃO. A interrupção eletiva da gravidez acompanha a humanidade há tempos imemoriais e sempre foi um tema estigmatizado e cercado de controvérsias. Na atualidade, a luta das mulheres pelo reconhecimento da sua condição de seres humanos detentores de direitos e da sua autodeterminação, tornou-se uma questão frequentemente debatida e foco de diferentes olhares. Apesar de ser um tema presente na legislação da maior parte dos países, incluindo o Brasil, não se observa uniformidade no seu permissivo legal ou orientações técnicas para a sua realização, coexistindo locais com uma maior flexibilidade no acesso ao abortamento e regiões com restrições severas. O meio acadêmico brasileiro reflete este cenário cercado de múltiplos olhares sobre o tema, situação que pode comprometer a formação de profissionais da área de saúde mais reflexivos sobre o real papel que devem desempenhar quando chamados para atuar em assuntos controversos e que ultrapassam os limites das questões técnicas. OBJETIVO. Conhecer o entendimento e opinião dos estudantes da área de saúde de uma instituição de ensino privada sobre o abortamento previsto em Lei. MÉTODO. Trata-se de um estudo de corte transversal com uso de dados primários de uma amostra de conveniência, realizado entre 101 estudantes do curso de medicina, 23 de enfermagem e 39 de psicologia de uma instituição privada de caráter filantrópico em Salvador – Bahia entre os meses de julho e novembro de 2021. Utilizou-se como instrumento um questionário digital padronizado autoaplicável contendo perguntas sobre o perfil sociodemográfico dos participantes, assim como de conhecimento e opinião sobre o abortamento previsto em Lei, cujo questionário continha questões de verdadeiro ou falso e outras no formato Likert, variando de concordo totalmente a discordo totalmente. O coeficiente alfa de Cronbach foi utilizado para verificação da confiabilidade e consistência interna dos questionários aplicados. Foi considerado significância estatística valor de p <0,05. RESULTADOS. A fim de identificar a maneira como o abortamento previsto em Lei é abordado durante a graduação, a partir da visão dos alunos, tem-se que, nos cursos de medicina e psicologia, a abordagem é predominantemente curricular, enquanto no curso de enfermagem tal abordagem foi mínima. As perguntas de verdadeiro e falso, baseadas na legislação brasileira sobre o abortamento, obteve média de percentual de acertos maior do que 70%, com exceção daquelas que abordaram fluxo de documentos legais e unidades de referência na cidade. Ao comparar as diferentes etapas de cada graduação, foi observado uma evolução do conhecimento apenas no curso de medicina. Quanto a opinião dos estudantes, objetos da pesquisa, esse aspecto analisado foi semelhante em todos os cursos e etapas de graduação, sendo os discentes em sua maioria favoráveis em fornecer informações sobre a temática à familiares, amigos, cônjuges, pacientes/clientes, mas alguns ainda demonstraram receio em participar do procedimento de interrupção da gestação. CONCLUSÃO. O abortamento eletivo é uma questão que envolve múltiplos aspectos e que possui um desdobramento social relevante, não se constituindo tema restrito a área de saúde, sendo necessário uma abordagem multi e interdisciplinar na sua condução.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6871
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