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dc.contributor.authorSobral, Maria Alice Araujo Sampaio-
dc.date.accessioned2023-06-26T09:27:07Z-
dc.date.available2023-06-26T09:27:07Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6830-
dc.description.abstractIntrodução: No cenário tecnológico atual surgiu o método e-learning, o qual se caracteriza como um aprendizado eletrônico apoiado pela interseção entre recursos de internet e ensino interativo, favorecendo a implementação de ferramentas digitais. Para que essa implementação seja feita de modo eficiente, devem ser utilizados recursos com uma alta usabilidade. Nesse contexto, foi criado o Guia de Bolso Automático (GBA) através do Microsoft PowerPoint, funcionando como um recurso de revisão para o conteúdo de anatomia. Objetivo: Avaliar a usabilidade e qualidade do GBA para revisão da anatomia descritiva no momento de aprendizagem dos alunos do primeiro e segundo ano de medicina. Metodologia: O estudo foi realizado com discentes do 1º ao 4º semestre do curso de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Foram coletados dados primários através das escalas Post Study System Usability Questionnaire (PSSUQ), a qual consiste em uma ferramenta amplamente utilizada na avaliação da satisfação do usuário quanto à usabilidade de uma determinada ferramenta digital, e a Self-Directed Learning Readiness Scale (SDLRS) a fim de medir a aprendizagem autodirigida dos alunos. Este trabalho segue as premissas éticas da resolução 466/12 do CNS e do ofício circular nº 2/2021/CONEP/SECNS/MS, sendo submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (CAAE: 47481621.2.0000.5544). Resultados: O questionário foi respondido por 103 alunos, sendo a maioria dos participantes do sexo feminino (68,9%), com idade entre 18 e 20 anos (72,9%), sendo 67% do 1º semestre. Dentre esses participantes, a maioria (36,9%) usou o GBA durante poucas semanas de aula. Na análise das respostas obtidas utilizando a escala PSSUQ a satisfação geral com o sistema obteve média de 2,56 (±0,12), representando uma usabilidade positiva do GBA. A categoria que apresentou maior satisfação entre os usuários foi a de Qualidade da Informação, 2,51 (±0,13). Na SDLRS, os participantes se apresentaram com perfil de estudo ativo, que sabe estudar bem por conta própria (73,8%). A maioria dos participantes possuem boa familiaridade com recursos digitais (80,5%) além de possuírem afinidade pelo estudo da anatomia (79,6%). Conclusão: O GBA apresentou-se como uma ferramenta de boa usabilidade por meio da avaliação pela PSSUQ, se consolidando como uma plataforma útil na revisão do conteúdo de anatomia de metodologia didática, fluida e fácil reprodutibilidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectE-learningpt_BR
dc.subjectAprendizagem Onlinept_BR
dc.subjectTele-Educação Interativapt_BR
dc.subjectTecnologia e Aplicativos de Softwarept_BR
dc.subjectDesign Centrado no Usuáriopt_BR
dc.titleGuia de bolso automático: análise de qualidade e usabilidade de uma ferramenta digital para ensino da anatomia no curso de Medicinapt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
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