Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6814
Título: Uso da ferramenta gênica crispr/cas9 na terapia contra hiv/aids: uma revisão sistemática
Autor(es): Lopes, Louise Gramacho
Palavras-chave: Edição gênica
CRISPR/CAS9
HIV/AIDS
Terapia gênica
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: Apesar de esforços envolvendo tratamento e prevenção, o HIV/AIDS continua sendo um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Atualmente, o tratamento da doença é feito com a Terapia Antirretroviral (TARV), que consegue suprimir a replicação viral, porém não consegue erradicar o vírus de reservatórios latente, tornando a AIDS uma doença crônica e incurável. Assim, a terapia gênica baseada em Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas associadas a Proteína 9 (CRISPR/CAS9, do inglês Clustered Regularly Interspaced Short Palindromics Repeats/ CRISPR associated protein 9) surge como uma possibilidade de tratamento capaz de interferir em vários estágios do ciclo viral. Objetivos: Avaliar a eficácia in vivo e in vitro da ferramenta de edição gênica CRISPR/CAS9 no tratamento de HIV/AIDS. Métodos: Este trabalho é uma revisão sistemática guiada pelas orientações da Cochrane e Prisma, utilizando a base de dados MedLine/Pubmed,Cochrane e Embase. Foram incluídos estudos in vivo e in vitro publicados entre 2014-2020 em inglês e português que utilizaram a CRISPR/CAS9 como forma de eliminação da infecção. Foi utilizado o ARRIVE como método de avaliação da qualidade dos artigos, sendo incluídos artigos com uma pontuação de no mínimo 70%. Resultados: Dos 2433 estudos encontrados na pesquisa, 10 cumpriam os critérios de elegibilidade para análise geral sendo 20% dos estudos in vivo e 80% estudos in vitro. Dos estudos analisados, 90% demonstraram melhora significativa no desfecho após a edição gênica com a CRISPR/CAS9. Apenas 1 estudo apresentou a técnica da CRISPR/CAS9 como insuficiente para inibir completamente a replicação viral em células T. A principal limitação foi a falta de estudos em modelos animais e ensaios clínicos, não podendo, assim, obter informações definitivas sobre a segurança do tratamento em humanos ou sobre os efeitos da terapia a longo prazo. Conclusão: Os resultados obtidos na presente pesquisa demonstraram que a CRISPR/CAS9 é uma ferramenta eficaz para edição gênica in vivo e in vitro, conseguindo editar os alvos do HIV com sucesso e diminuir o nível de infecção viral. Contudo, não há no presente momento evidência confirmatória de sua eficácia a longo prazo, sendo necessários estudos subsequentes, principalmente em modelos animais clinicamente relevantes e ensaios clínicos.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6814
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.