Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6695
Título: | A psicologia do reforço positivo |
Autor(es): | Oliveira, Tamires Belas |
Palavras-chave: | Reforço Comportamento infantil Odontopediatria Psicologia |
Data do documento: | 2019 |
Resumo: | As técnicas de manejo comportamental são utilizadas para adaptar, acalmar e familiarizar as crianças com o consultório odontológico. Além disso, pretendem remover medos e traumas, sejam esses associados a experiências negativas prévias da própria criança ou dos pais e responsáveis. Dentre as técnicas de controle comportamental encontra-se a do reforço positivo, utilizada com o intuito de recompensar a criança pelo comportamento adequado durante o atendimento odontológico. Esse trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura discutida a qual busca identificar a importância do reforço positivo no atendimento odontológico. A busca de artigos foi realizada em bases de dados como Scielo e Pubmed, desde o ano 2001 até 2018. A literatura específica mostra que a compensação pode ser feita através de elogios, comunicação não-verbal ou até mesmo com objetos. Na Odontopediatria, pode ser empregada para qualquer idade, não apresentando nenhuma contraindicação, entretanto, deve-se atentar para que a técnica não funcione como um suborno. |
URI: | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6695 |
Aparece nas coleções: | Odontologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Tamires Oliveira.docx | 125,36 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.