Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/661
Título: Sistematização da assistência de enfermagem em câmaras hiperbáricas multipacientes
Autor(es): Lavrador, Larissa Samara Lemos
Santos, Rita de Cássio Brito
Consuelo, Nadja
Palavras-chave: Oxigenoterapia hiperbárica
Enfermagem
Saúde do trabalhador
Sistematização da Assistência de Enfermagem(SAE)
Data do documento: 2014
Resumo: Objetivo: Analisar os riscos potenciais da atividade laboral da equipe de enfermagem nos serviços de Medicina Hiperbárica em Câmaras Multipacientes (MHCM); traçar o processo de trabalho nos serviços de MHCM e descrever as atividades laborais da equipe de enfermagem nos serviços de MHCM e sua correlação com a NR15, anexo 6. Método: Estudo bibliográfico e descritivo com abordagem qualitativa. Resultados: A hiperbárica é um campo de atuação da enfermagem com muitas especificidades e que está em expansão. Porém, dentre os artigos consultados foi descrita a utilização de protocolos que permitem a padronização da assistência prestada pelos profissionais de enfermagem aos pacientes nos serviços de MHCM, o que vem a constituir parte da SAE. Conclusão: A complexidade dos serviços de MHCM demandam a implementação de rotinas que garantam a execução das atividades dos profissionais de enfermagem de forma segura. Desse modo fica evidente a necessidade de implementação da SAE em saúde do trabalhador, até porque são poucos os estudos que abordam esse processo e falam da sua importância para a saúde dos trabalhadores dos serviços de MHCM.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/661
Aparece nas coleções:Enfermagem do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Hiperbarica.pdf214,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.