Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6573
Título: Sinusite odontogênica: relato de caso
Autor(es): MORAES, Ivana de Souza
Palavras-chave: sinusite maxilar
seio maxilar
cirurgia
Data do documento: 2022
Resumo: As sinusities de origem odontogênica representam 10% a 12% de todas as sinusites; sendo os corpos estranhos em seios paranasais a causa mais recorrente das mesmas. As fístulas buco-sinusais são as vias mais comuns de inoculação, podendo ter origem traumática ou não traumática. Quando a comunicação buco sinusal se estabelece, pode haver a presença de sinusite maxilar, epitelização de fístula, abcesso apical dentário, osteitite ou osteomelite nas margens da comunicação. Por definição a sinusite odontogênica ocorre quando a membrana de Schneider é violada por condições infecciosas de dentes posteriores da maxila. Esse trabalho tem como premissa divulgar a informação sobre o assunto para estudantes e profissionais de saúde, sobre sinusite maxilar de origem odontogênica; bem como demonstrar, por meio de um caso clínico, uma remoção de corpo estranho em seio maxilar com o uso da técnica de Caldwell-Luc, a qual já é estabelecida na literatura. Trata-se de um relato de caso de paciente atendido no ambulatório de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Geral Roberto Santos, Salvador – Bahia, queixando-se de secreção nasal, odor fétido em boca, edema em região zigomática esquerda e dor espontânea. Após exame físico e radiográfico, foi observada a presença de corpo estranho no seio maxilar esquerdo. Optou-se por utilizar a técnica cirúrgica de Caldwell-Luc, associada à terapia medicamentosa.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6573
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVANA DE SOUZA MORAES.pdf429,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.