Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6151
Título: Sistema de compressão pneumática intermitente portátil para profilaxia da trombose venosa profunda
Autor(es): Leite, Handerson Jorge Dourado
Cruz, João Filipe Lacerda Da
Palavras-chave: Tromboembolismo venoso
Tromboembolia pulmonar
Trombose venosa profunda
Profilaxia mecânica
Compressão pneumática intermitente
Tecnologias em saúde
Tecnologia biomédica
Data do documento: 25-Set-2019
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: A trombose venosa profunda (TVP) é uma patologia comum, que leva o indivíduo a serias complicações, e para evita-la faz-se o uso das profilaxias farmacológicas e mecânicas. Objetivo: Desenvolver um protótipo de um sistema de compressão pneumática intermitente portátil, personalizável e acessível para profilaxia mecânica da TVP. Como objetivos secundários, identificar as necessidades do usuário e os requisitos técnicos, analisando-os, definir as especificações técnicas do sistema, construir e validar o protótipo. Materiais e métodos: Se tratou de um estudo de desenvolvimento de produto. As necessidades do usuário foram coletadas através do diário de campo observacional, que fundamentou os requisitos do produto e consequentemente os princípios de solução. Após estas definições deu-se início a construção do protótipo e em seguida a sua validação, baseada nos parâmetros estabelecidos durante a fase de projeto. Resultados: O protótipo construído foi validado tecnicamente através de testes de bancada, demonstrando capacidade de realizar as funções demandadas pelos usuários e estabelecidas na sua concepção. Conclusão: Desta forma, a construção de um sistema para profilaxia da TVP funcional foi factível obtendo desempenho satisfatório.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6151
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.