Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6143
Título: Avaliação da resposta tecidual em sítios suturados com cianoacrilato e submetidos a laserterapia
Autor(es): Zerbinati, Livia Prates Soares
Andrade, Eduardo de Lima
Palavras-chave: Cicatrização
Terapia a laser de baixa intensidade
Reparo tecidual
Data do documento: 2020
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A lesão à microestrutura tecidual, caracterizada pela perda de continuidade do epitélio, ativa imediatamente após a lesão, um processo biológico complexo, com múltiplos eventos celulares inter relacionados e dependentes. É ativado para restabelecer a integridade estrutural e funcional a fim de minimizar perda de fluidos, prevenir infecções e homeostase. O processo de cicatrização é dividido em três fases sobrepostas, porém bem ordenadas, conhecidas como: inflamação aguda ou fase exudativa, proliferação celular e remodelação. Estes envolvem diversos eventos celulares, que podem ser modificados através da biomodulação produzida pelo laser de baixa potência. Esta revisão tem como objetivo, relatar os processos celulares envolvidos na resposta inflamatória, assim como o modelo de atuação do laser de baixa potência e discutir com os achados na literatura.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6143
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.