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https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6115
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pondé, Milena Pereira | - |
dc.contributor.author | Lima, João Franco | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-01T11:04:43Z | - |
dc.date.available | 2022-09-01T11:04:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6115 | - |
dc.description.abstract | O transtorno do espectro do autismo (TEA) tem prevalência estimada em 1% da população e tem como características o prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social, além de padrões restritivos e repetitivos de comportamento, com restrição de interesses e atividades. Pessoas com TEA apresentam graus variados de dependência, podendo, em alguns casos, interferir na vida dos pais e na dinâmica familiar. Desfrutar lazer está entre os desafios para as pessoas com TEA e os seus familiares, pois algumas características desse transtorno podem repercutir diretamente no acesso ao lazer. Lazer é uma necessidade humana, um direito, tanto em âmbito nacional quanto mundial, reconhecido como um dos determinantes e condicionantes da saúde, constituindose pois como uma categoria importante para compreensão de processos de saúde. O estudo teve como objetivo analisar as vivências de lazer de famílias de crianças com TEA e tem caráter qualitativo baseado em História Oral Temática. Foram destacadas as informações referentes às seguintes categorias: valor central norteador na narrativa, estrutura da família nuclear de orientação, lazer na infância, trabalho atual e situação de vida marcante, família de procriação, apoio social, lazer antes do filho, sentimento com a chegada do filho com TEA, sentimento atual com o filho e lazer atual. Foram apresentadas as categorias que foram destacadas nas narrativas como angulares para a compreensão das possibilidades e barreiras para lazer na percepção das colaboradoras, a partir da chegada da criança com diagnóstico de TEA: apoio social como base, barreiras para fruir lazer, estratégias e facilitadores para fruir lazer. As vivências de lazer das famílias de crianças com TEA aqui analisadas estão em relação complexa com outras esferas da vida e são ricas em possibilidades de relação com saberes. Diante das barreiras para fruir lazer, as famílias estabeleceram estratégias para fazê-lo ampliando o leque de opções de lazer para as crianças e para elas próprias. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde Humana | pt_BR |
dc.publisher.initials | EBMSP | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Atividades de lazer | pt_BR |
dc.subject | Barreiras | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | História oral temática | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista. | pt_BR |
dc.title | Vivências de lazer em famílias de crianças com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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