Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6088
Título: Influência da periodontite na composição imunológica do leite materno
Autor(es): Martins, Vitória Carolina Lelis
Palavras-chave: Citocinas
Periodontite
Leite humano
Odontologia
Data do documento: 28-Jun-2022
Resumo: Apesar não haver estudos na literatura que discutam a influência da periodontite na composição no leite materno (LM), sabe-se que mediadores inflamatórios da infecção periodontal podem agir localmente e à distância, influenciando o parto prematuro e/ou de baixo peso ao nascer, por via hematogênica. Especulando-se que a resposta inflamatória pode provocar um aumento plasmático de leucócitos, resultando em aumento de células e citocinas secretadas no LM, após o parto, a periodontite poderia influenciar na qualidade deste, oferecido ao neonato. O objetivo deste estudo foi testar a influência da periodontite materna na composição imunológica do LM. Lactantes selecionadas no ambulatório de puericultura do centro médico da EBMSP, após exame periodontal de boca completa, no qual foram registrados os principais parâmetros periodontais, foram divididas em dois grupos: mães com e sem periodontite. Foram coletadas 17 amostras de leite materno, sendo 14 mulheres com periodontite e 03 sem periodontite, nas quais foram centrifugadas duas vezes, subsequentemente, a 10.000 RPM por 10-20 minutos, obtendo-se parte sorológica, armazenadas a -80ºC, para avaliação das citocinas por citometria de fluxo com multiplexação de beads. Por meio do processamento de dados e análise não paramétrica, não foi possível identificar diferenças estatísticas significativas entre as citocinas (IL-2, IL-4, IL-6, IL-10, IL17A, IFN- γ e TNF) avaliadas no leite entre o grupo com e sem periodontite. Concluiu-se que, não foi possível verificar a influência da periodontite na composição imunológica do LM.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6088
Aparece nas coleções:Odontologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.