Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6058
Título: Avaliação fenotípica e funcional de células t regulatórias em indivíduos infectados pelo htlv-1
Autor(es): Grassi, Maria Fernanda Rios
Soares, Bárbara Nascimento Rocha Ribeiro
Palavras-chave: HTLV-1
HAM/TSP
Linfócitos T regulatório
TGF-β
IL-10
Data do documento: 5-Jun-2018
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: O HTLV-1 induz ativação no sistema imune que pode levar a proliferação espontânea de células T. Na HAM/TSP, doença associada ao HTLV-1, existe uma maior frequência de células T ativadas secretando citocinas pró-infamatórias. Os linfócitos T regulatórias (Treg) são importantes na manutenção da homeostase do sistema imunológico, pois atuam no controle da resposta inflamatória e da autoimunidade. Os linfócitos Treg secretam citocinas imunorregulatórias como IL-10 e TGF-β que inibem a ativação de linfócitos T, células dendriticas e macrófagos. Alterações imunes induzidas pelo HTLV-1 podem alterar a frequência e/ou a função dos linfócitos T regulatórios contribuindo para o desenvolvimento da HAM/TSP. Este estudo objetivou avaliar a função efetora dos linfócitos T regulatórios de indivíduos infectados pelo HTLV-1. Foram avaliados 32 indivíduos infectados pelo HTLV-1, sendo 15 com HAM/TSP e 17 indivíduos assintomáticos (ASS). Para compor o grupo controle, foram incluídos no estudo 15 voluntários saudáveis não infectados (NI). Células mononucleares do sangue periférico foram cultivadas e marcadas com anticorpos monoclonais (anti-CD3, anti-CD4, anti-CD8, anti-CD25, anti-FOXP3, anti-IL-10 e anti-TGFβ) para quantificar a frequência de linfócitos Treg CD4+ e CD8+ produtores de IL-10 e/ou TGF-β por citometria de fluxo. A frequência dos linfócitos Treg CD4+ foi 3,4 vezes mais elevada no grupo com HAM/TSP quando comparados ao grupo ASS. A frequência dos linfócitos Treg CD4+ e CD8+ monoprodutores de IL-10 foi maior no grupo HAM/TSP quando comparado ao grupo ASS. Entretanto, a frequência de linfócitos Treg CD4+ produtores de TGF-β e não produtores IL-10 foi menor HAM/TSP em comparação ao grupo ASS. A frequência de linfócitos Treg CD8+ duplo-produtores de IL-10+TGF-β + foi maior no grupo com HAM/TSP quando comparados ao grupo NI. No grupo HAM/TSP também foi observada uma correlação positiva entre a frequência de linfócitos Treg CD4+ IL-10+ e a PVL. Esta tese observou uma alteração na frequência de linfócitos Treg e na produção de IL-10 por estas células nos indivíduos infectados por HTLV com HAM/TSP. O aumento da frequência dos linfócitos T regulatórios e o desequilíbrio na produção das citocinas regulatórias IL-10 e TGFβ pode estar contribuindo para o desenvolvimento da HAM/TSP.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6058
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.