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https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6006
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pondé, Milena Pereira | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Márcia Cristina Maciel de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-26T12:21:23Z | - |
dc.date.available | 2022-05-26T12:21:23Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6006 | - |
dc.description.abstract | O transtorno do espectro autista (TEA) é classificado como umtranstornodoneurodesenvolvimento, contudo, a sua definição biomédica não abarca todoosentidosociocultural dessa condição. Objetivo: compreender as percepções e práticas de mãesedepais sobre a experiência de conviver com o filho com transtorno do espectro autista. Método:adotou-se o método qualitativo de narrativa. A amostra consistiu de 21 mães e 09paisdepessoas com TEA de uma Associação de pais e de 11 mães e 05 pais atendidos porumServiço de triagem diagnóstica vinculado a uma instituição de ensino superior, ambos, nacidade de Salvador, Bahia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas comos paisdaAssociação e dados sociodemográficos e outros foram colhidos via questionário aplicadocomos mesmos. Fez-se observação participante do Serviço de triagem diagnóstica. Aanálisedosdados fez-se baseada na análise de conteúdo e na análise em dois níveis. Resultados: foramselecionadas as categorias: percepções sobre o autismo, o diagnóstico, o filho comTEA, aspráticas de cuidado, ser mãe ou pai de um filho com TEA. A maioria das mães e pais apontoupercepções sobre os sintomas dos filhos numa perspectiva semelhante à descriçãodiagnósticada biomedicina. O diagnóstico dos filhos foi geralmente tardio, devido aopoucoconhecimento e/ou habilidade dos profissionais médicos. Saber do diagnóstico dos filhos produziu sofrimento nos pais e eles lançaram mão de estratégias de enfrentamento. Os informantes falaram de seus filhos identificando neles sinais iniciais e/ou posteriores de TEA na lógica biomédica, mas também trouxeram seus modelos explicativos de causalidade, sentidos e significados para enfrentamento da experiência, além dos seus medos e expectativas. Sobre as práticas de cuidado, os signos de doença apontados refletiam o diagnóstico médico do TEA e, sobretudo, as dificuldades que os pais encontravam na lida diária com os seus filhos. As seguintes práticas foram descritas: as relativas às atividades da vida diária marcadamente feita com ajuda dos pais; as relativas ao comportamento na intenção de media-los socialmente; as de desenvolvimento aprendidas com a experiência de cuidado e com profissionais de saúde; as de tratamento com diversos profissionais; as práticas relativas à escola especial e/ou regular, sendo a especial apontada como algo de valor e a regular como uma experiência negativa na maioria dos relatos. Ao conviver comum filho com autismo, encontrou-se sobrecarga física e emocional, perda de papeis e vida social, alteração na configuração familiar, prejuízo na vida do casal e/ou afetiva/sexual, assim como no convívio com a família e com a sociedade, onde apareceram situações de estigma e preconceito. Conclusões: as percepções, experiências e práticas das mães e dos pais de pessoas com transtorno do espectro autista, o sentido psicológico e sociocultural desta condição, é um aspecto importante a ser considerado quando do cuidado de saúde das pessoas acometidas, sob a pena de estar-se prestando um cuidado ineficaz. Deste modo, faz-se necessária a execução de políticas de saúde para portadores de TEA que incluamos pais, além de estratégias de educação em saúde da população na intenção de diminuir o estigma em torno do autista e de seus familiares, favorecendo a inclusão social destes e fortalecendo a coesão social. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde Humana. | pt_BR |
dc.publisher.initials | EBMSP | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Mães | pt_BR |
dc.subject | Pais | pt_BR |
dc.title | "A minha vida é autista": Percepções, experiências e práticas de mães e pais de pessoas com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Márcia Cristina Maciel de Aguiar - A minha vida é autista Percepções, experiências e práticas de mães e pais de pessoas com transtorno do espectro autista - 2018.pdf | 6,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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