Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6001
Título: Tuberculose latente pelo método IGRA/QUANTIFERON em pacientes com arterite de takayasu: estudo caso controle
Autor(es): Santiago, Mittermayer Barreto
Pedreira, Ana Luisa Souza
Palavras-chave: Tuberculose
Arterite de Takayasu
Mycobacterium tuberculosis
Testes de liberação de Interferon-gama
Data do documento: 13-Dez-2018
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A Arterite de Takayasu (AT) é uma vasculite granulomatosa de grandes vasos de etiopatogenia desconhecida. A associação entre AT e tuberculose (TB) ativa ou infecção latente pela TB (ILTB) tem sido sugerida por diversos autores. QuantiFERON TB Gold Plus (QFT) é um novo ensaio de liberação de interferongama (IGRA) que avalia a infecção pelo Mycobacterium tuberculosis in vitro. O objetivo deste estudo caso controle é investigar ILTB em pacientes com AT através do método IGRA/QFT. Vinte e dois indivíduos com AT (3 homens:19 mulheres) que preencheram critérios diagnósticos do Colégio Americano de Reumatologia (ACR) de 1990 para AT e 22 controles sem doenças inflamatórias ou autoimunes foram incluídos. Dados epidemiológicos e de exposição a TB foram coletados. Não houve diferença no perfil sociodemográfico entre os grupos. Encontramos associação significativa na positividade de QFT no grupo AT (8/22) em comparação a apenas um caso no grupo controle (p= 0,031). Adicionalmente, 50% dos indivíduos do grupo AT não foram vacinados com BCG (p= 0,010) e o passado de TB (4 casos) ocorreu apenas no grupo AT (p= 0,054), em relação ao grupo controle. Apesar da associação positiva encontrada em nossa amostra não é possível afirmar relação de causalidade entre ILTB e AT.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6001
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.