Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/567
Título: Sintomas psicossomáticas do estresse em enfermeiros intensistas
Autor(es): Silva, Camila Carvalho da
Teles, Jênifa de Jesus
Luz, Thauara Souza Brito
Carvalho, Carolina Pedroza de
Palavras-chave: Sinais e sintomas
Esgotamento profissional
Terapia intensiva
Equipe de enfermagem
Data do documento: 2015
Resumo: O ambiente da Unidade de Terapia Intensiva expõe os profissionais de enfermagem a variações do estado emocional, corroborando desta forma a experimentarem sinais e sintomas psicossomáticos do estresse. O presente estudo compreende uma revisão de literatura integrativa com abordagem qualitativa utilizando publicações disponibilizadas na base eletrônica medline, pubmed e scielo, no período de 2008 a 2012, na língua vernácula e inglesa. Tendo como objetivo geral conhecer os sintomas psicossomáticos do estresse em enfermeiros intensivistas. Diante da análise dos referenciais encontradas, nota-se a convergência para os sintomas de medo e ansiedade, sendo mencionado pela maioria dos autores. A ocorrência dos sintomas psicossomáticos dá-se em função da sobrecarga de trabalho, condições desfavoráveis, déficit na comunicação interpessoal, desvalorização profissional, dentre outros, necessitando, portanto, da aplicação e sustentação de instrumentos de avaliação do estresse de forma precoce e eficaz, para posterior adoção de medidas eficazes que reduzam a ocorrência desses sintomas no profissional, favorecendo a qualidade da assistência prestada e a qualidade de vida do mesmo.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/567
Aparece nas coleções:Enfermagem em Terapia Intensiva e Alta Complexidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SINTOMAS PSICOSSOMÁTICOS DO ESTRESSE EM ENFERMEIROS INTENSISTAS.pdf361,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.