Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3894
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Menezes, Marta Silva | - |
dc.contributor.advisor-co | Aguiar, Carolina Villa Nova | - |
dc.contributor.referees | Kusterer, Liliane Elze Falcão Lins | - |
dc.contributor.referees | Silva, Mary Gomes | - |
dc.contributor.referees | Santos, Cristiane Magali Freitas dos | - |
dc.contributor.author | Espinheira, Mel Matos de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-27T18:02:02Z | - |
dc.date.available | 2019-11-27T18:02:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3894 | - |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: o processo de adaptação de um instrumento é complexo e deve seguir normas bem estabelecidas para garantir que o instrumento gerado seja aclaro e reprodutível. Avaliar a percepção dos indivíduos sobre um assunto requer instrumentos que respeitem as peculiaridades da população estudada. A percepção dos alunos sobre o papel dos professores em sua aprendizagem de graduação constitui um aspecto importante a ser analisado, uma vez que os estudantes os consideram referência e exemplo a ser seguido. OBJETIVO: validar uma escala de percepção dos graduandos quanto as atitudes custo-conscientes dos seus professores e adaptar ao contexto da enfermagem. MÉTODOS: estudo quantitativo e metodológico incluiu a validação de conteúdo, semântica e de construto. Para o processo de validação, foram realizadas as seguintes etapas: índice de validade de conteúdo (IVC), análise fatorial exploratória (AFE), alfa de Cronbach e confiabilidade composta. RESULTADOS: na etapa de validação de conteúdo, 12 professores de enfermagem e 5 especialistas em validação avaliaram o instrumento. Na validação semântica, 12 estudantes de graduação em enfermagem elegeram o conteúdo final dos itens. Para a validação do construto, 132 estudantes de graduação em enfermagem compuseram a amostra. A AFE indicou a pertinência do modelo teórico adotado, contendo duas dimensões: “comportamento custoconsciente em saúde” (7 itens, alfa = 0,78, confiabilidade composta = 0,79) e “comportamento de desperdício em saúde” (5 itens, alfa = 0,57 e confiabilidade composta = 0,63). CONCLUSÃO: o instrumento proposto foi sensível para mensurar a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre o papel do professor em sua formação custo-consciente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.publisher.program | Tecnologias em Saúde | pt_BR |
dc.publisher.departament | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | EBMSP | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação em enfermagem. Custos de Cuidados de Saúde. Docentes. | pt_BR |
dc.title | O professor na formação custo-consciente: adaptação de uma escala para enfermagem | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Mel_Espinheira.pdf | 4,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.