Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3880
Título: Qualidade de vida em saúde de pacientes com acromegalia: um estudo comparativo no centro de referência da Bahia
Autor(es): Castro, Martha Moreira Cavalcante
Daltro, Carla Hilário da Cunha
Aguiar, Carolina Villa Nova
Adan, Luís Fernando Fernandes
Gusmão, Rosalita Nolasco de Macêdo
Cintra, Michelle Vieira
Palavras-chave: Acromegalia. Qualidade de vida. Estudo comparativo. Aspectos clínicos.
Data do documento: 11-Fev-2019
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: INTRODUÇÃO: A acromegalia é caracterizada pela hipersecreção do hormônio de crescimento (GH). Pacientes com esta patologia apresentam limitações funcionais, impacto psicossocial e na autoimagem, além de pior qualidade de vida relacionada à saúde (QVS). OBJETIVO: Comparar a QVS de acromegálicos com indivíduos saudáveis e investigar fatores preditivos de QVS. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo observacional com grupo de comparação. Foram selecionados pacientes de um centro de referência de endocrinologia atendidos no período 2014 a 2017. O grupo de comparação foi constituído por familiares e acompanhantes. A QVS foi avaliada utilizando SF-36 Medical Outcomes Study-36 (Item Short-Form-Health Survey) e o Acromegaly Quality of Life Questionnaire (Acroqol). O grupo acromegálico foi dividido de acordo com a mediana dos escores AcroQol (mediana = 53) para investigar os fatores associados à QVS. Os testes t de Student, Mann Whitney, Qui-Quadrado de Pearson e teste exato de Fisher foram utilizados para comparar os grupos. RESULTADOS: Foram estudados 71 pacientes acromegálicos e 76 indivíduos sadios. Os dois grupos apresentaram-se similares quanto à idade e sexo, embora se distanciem no que se referem à renda, local de residência e às medianas dos resultados das escalas de QVS. Os escores dos pacientes foram muito inferiores e variaram de 25 % a 75% dos valores dos resultados do grupo de comparação (sadio). Os resultados dos escores de QVS dos pacientes foram comparáveis à população geriátrica brasileira sadia, com média de idade 28 anos mais velha. A mediana do resultado do inventário Acroqol foi 53,4 (28,4-68,1) e a única variável clínica associada a baixos escores deste inventário foi a presença de distúrbios psiquiátricos. (p=0,021). CONCLUSÃO: Pacientes acromegálicos apresentam QVS mais comprometida do que a população sadia e os aspectos psiquiátricos se apresentaram com fator de piora da QVS.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3880
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Michelle Vieira Cintra.pdf14,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.