Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/376
Título: | Uso do Nintendo Wii em Pacientes com Ham/Tsp: Ensaio Clínico Randomizado |
Autor(es): | Sá, Katia Nunes Filho, Bernardo Galvão Castro Lima, Januário Gomes Mourão e Pinto, Elen Beatriz Carneiro Arnaut, Víctor Almeida Cardoso de Oliveira |
Palavras-chave: | HTLV-1 HAM/TSP exercícios terapêuticos terapia virtual equilíbrio |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública |
Resumo: | Introdução: A mielopatia associada ao HTLV-1 ou paraparesia espástica tropical (HAM/TSP) é uma doença desmielinizante crônica e progressiva e que afeta predominantemente a medula espinal. O equilíbrio e a locomoção nos indivíduos acometidos ficam comprometidos e exige alternativas terapêuticas para a reabilitação. Objetivo: Verificar o efeito da Wii Terapia como recurso terapêutico adicional no tratamento de pacientes com HAM/TSP, verificando impactos no equilíbrio, dor e qualidade de vida. Metodologia: Ensaio clínico randomizado duplo cego realizado com 9 indivíduos com diagnóstico confirmado pelos critérios da OMS, divididos em dois grupos – G1 que realizou exercícios terapêuticos associado ao uso de jogos do Nintendo Wii e G2 que realizou somente exercícios terapêuticos. Todos os participantes foram submetidos a uma avaliação da dor pela escala visual analógica (EVA) e do equilíbrio pela escala de Berg, responderam a um questionário sobre qualidade de vida (SF-36), antes e depois das 10 sessões. Os dados foram analisados através dos testes T pareado (intra grupo) e não pareado (inter grupo), com alfa de 5% , poder de 80% e IC 95%. Resultados: Na análise intra grupo foi encontrada diferença apenas no escore da Escala de Berg e dos domínios capacidade funcional e aspectos emocionais do grupo teste (p<0,05). Na comparação do delta dos escores entre os grupos, os domínios aspectos emocionais (p=0,027) e capacidade funcional (p=0,054) foram diferentes entre os grupos. Conclusão: A terapia com realidade virtual usando o Nintendo Wii demonstrou impacto positivo superior em relação ao protocolo de exercícios funcionais sobre o equilíbrio e sobre os domínios de capacidade funcional e aspectos emocionais na qualidade de vida dos participantes. |
URI: | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/376 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.Arnaut.VictorAlmeidaCardosodeOliveira.2014.001.BAHIANA.pdf | Dissertação.Arnaut.VictorAlmeidaCardosodeOliveira.2014.001.BAHIANA | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.