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https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/376
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Sá, Katia Nunes | - |
dc.contributor.referees | Filho, Bernardo Galvão Castro | - |
dc.contributor.referees | Lima, Januário Gomes Mourão e | - |
dc.contributor.referees | Pinto, Elen Beatriz Carneiro | - |
dc.contributor.author | Arnaut, Víctor Almeida Cardoso de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-16T17:54:27Z | - |
dc.date.available | 2017-08-16T17:54:27Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/376 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A mielopatia associada ao HTLV-1 ou paraparesia espástica tropical (HAM/TSP) é uma doença desmielinizante crônica e progressiva e que afeta predominantemente a medula espinal. O equilíbrio e a locomoção nos indivíduos acometidos ficam comprometidos e exige alternativas terapêuticas para a reabilitação. Objetivo: Verificar o efeito da Wii Terapia como recurso terapêutico adicional no tratamento de pacientes com HAM/TSP, verificando impactos no equilíbrio, dor e qualidade de vida. Metodologia: Ensaio clínico randomizado duplo cego realizado com 9 indivíduos com diagnóstico confirmado pelos critérios da OMS, divididos em dois grupos – G1 que realizou exercícios terapêuticos associado ao uso de jogos do Nintendo Wii e G2 que realizou somente exercícios terapêuticos. Todos os participantes foram submetidos a uma avaliação da dor pela escala visual analógica (EVA) e do equilíbrio pela escala de Berg, responderam a um questionário sobre qualidade de vida (SF-36), antes e depois das 10 sessões. Os dados foram analisados através dos testes T pareado (intra grupo) e não pareado (inter grupo), com alfa de 5% , poder de 80% e IC 95%. Resultados: Na análise intra grupo foi encontrada diferença apenas no escore da Escala de Berg e dos domínios capacidade funcional e aspectos emocionais do grupo teste (p<0,05). Na comparação do delta dos escores entre os grupos, os domínios aspectos emocionais (p=0,027) e capacidade funcional (p=0,054) foram diferentes entre os grupos. Conclusão: A terapia com realidade virtual usando o Nintendo Wii demonstrou impacto positivo superior em relação ao protocolo de exercícios funcionais sobre o equilíbrio e sobre os domínios de capacidade funcional e aspectos emocionais na qualidade de vida dos participantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | EBMSP | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | HTLV-1 | pt_BR |
dc.subject | HAM/TSP | pt_BR |
dc.subject | exercícios terapêuticos | pt_BR |
dc.subject | terapia virtual | pt_BR |
dc.subject | equilíbrio | pt_BR |
dc.title | Uso do Nintendo Wii em Pacientes com Ham/Tsp: Ensaio Clínico Randomizado | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação.Arnaut.VictorAlmeidaCardosodeOliveira.2014.001.BAHIANA.pdf | Dissertação.Arnaut.VictorAlmeidaCardosodeOliveira.2014.001.BAHIANA | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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