Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3551
Título: Lesões cutâneas como manifestação inicial de leucemia//linfoma linfoblástico de células T - relato de caso
Título(s) alternativo(s): XV Jornada de Pediatria do Hospital da Criança
Autor(es): Silvany, Célia Maria Stolze
Ferreira Júnior, Flávio Valcácer
Leite, Ivana Paula Ribeiro
Palavras-chave: Leucemia linfoide aguda; Lesões cutâneas; Atípica.
Data do documento: Nov-2018
Resumo: A leucemia é a neoplasia mais comum na infância, correspondendo a cerca de um terço das afecções malignas na faixa etária pediátrica. Dentre as leucemias, a mais comum é a leucemia linfoide aguda. As manifestações iniciais mais comuns da leucemia linfóide aguda incluem presença de citopenias, hepatoesplenomegalia, além de linfonodomegalia. O presente trabalho objetiva relatar um caso de leucemia linfoide aguda, cuja apresentação inicial foram lesões cutâneas papulares, eritematosas, além da presença de lesões nodulares subcutâneas. Tal manifestação é pouco comum na apresentação da leucemia linfoide aguda, apresentando, porém, maior frequência na leucemia mieloide aguda. O paciente em questão também apresentava presença de hepatoesplenomegalia e linfonodomegalia. O diagnóstico foi sugerido a partir de imunofenotipagem de sangue e confirmado após biópsia de medula óssea. O tratamento das leucemias agudas na infância é bem estabelecido e possui alta eficácia, refletindo na melhora importante do prognóstico para essas afecções nos últimos anos.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3551
Aparece nas coleções:Trabalhos Publicados em Anais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - CÉLIA MARIA STOLZE - 2018.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.